Frei David faz palestra em Corumbá sobre ações afirmativas

 Divulgação

  
Palestra de Frei David marca abertura de conferência na cidade

Fundador e diretor executivo da ONG Educafro (Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes), o frei David, fará uma palestra em Corumbá durante a abertura da Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial nesta quinta-feira, 02 de abril. A Conferência foi convocada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Frei Davi falará sobre o tema “O avanço das lutas por ações afirmativas no Brasil”, a partir das 19 horas no anfiteatro Salomão Baruki.

Nascido em 1952 na cidade mineira de Nanuque, o frei franciscano David Raimundo dos Santos, formou-se em Filosofia e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, com Especialização em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo. Mestrando Teologia Litúrgica com ênfase em Inculturação pela mesma Faculdade. Ordenado Sacerdote em 16 de julho de 1983.

Há mais de 20 anos, Frei David dedica-se a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para carentes e afrodescendentes, com participação em Congressos, Seminários e Encontros em todo Brasil sobre esse tema. Destacou-se como uma das principais figuras do cenário nacional no debate sobre Políticas de Ações Afirmativas para afrodescendentes nas Universidades Públicas.

Atuou efetivamente na implantação e solidificação do sistema de Cotas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (RJ), o mesmo trabalho que trouxe para São Paulo e agora implanta nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. No início dos anos 90 foi um dos fundadores do Educafro, cursinho pré-vestibular para negros e carentes.

Educafro

A Educafro – Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes, rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários, é um trabalho social do Sefras – Serviço Franciscano de Solidariedade, departamento da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos. A Educafro tem a missão de promover a inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos, através do serviço de seus voluntários e voluntárias nos núcleos de pré-vestibular comunitários e setores da sua Sede Nacional, em forma de mutirão.

No conjunto de suas atividades, a ONG luta para que o Estado cumpra suas obrigações, através de políticas públicas e ações afirmativas na educação, voltadas para negros e pobres, promoção da diversidade étnica no mercado de trabalho, defesa dos direitos humanos, combate ao racismo e a todas as formas de discriminação. Mais informações no portal www.educafro.org.br .

Skip to content