Prefeitura investe em obras e garante acessibilidade no centro

 Prefeitura de Corumbá

  
Com obra, Prefeitura garante acessibilidade no centro

A Prefeitura de Corumbá está garantindo acessibilidade a pessoas portadoras de deficiências e idosos com as obras em fase de execução nos principais cruzamentos localizados no centro da cidade. Somente neste etapa, o município está investindo R$ 297.698,28 na implantação de oito novas acessibilidades, dentro de um planejamento do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

Os serviços foram iniciados no ano passado e, dos oito cruzamentos, a Prefeitura já concluiu seis acessibilidades, nos cruzamentos da rua Cuiabá com a Antônio Maria Coelho, Frei Mariano e 15 de Novembro. Na rua Dom Aquino com a 15 de Novembro e Antônio Maria, e na rua 15 de Novembro com a 13 de Junho.

Atualmente, a mesma benfeitoria está sendo implantada no cruzamento da 13 de Junho com a Antônio Maria e o projeto prevê acessibilidade também na Antônio Maria com a Rua Delamare.

As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, através da Secretaria Executiva de Infraestrutura e Habitação, e fazem parte de um amplo projeto que começou pelos cruzamentos das ruas Frei Mariano com a Dom Aquino, Treze de Junho e Delamare, e da 15 de Novembro com a Delamare.

Segundo o secretário Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa, as obras garantem melhores condições de tráfego para os pedestres no centro da cidade, em especial para portadores de deficiências, além de idosos. As obras integram um projeto da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat).

Com os serviços, as calçadas, no trecho, passam a contar com cerca de seis metros, reduzindo a extensão das faixas de pedestres. Todas contarão também com rampas para facilitar o acesso dos cadeirantes, deficientes visuais e demais usuários, como mães que transportam crianças em carrinhos.

Todos os oito cruzamentos terão também urbanização. Nos locais, a Prefeitura está implantando canteiros que receberão mudas de plantas ornamentais, a exemplo do que ocorreu nas acessibilidades construídas em 2007, através de uma ação da Secretaria Executiva de Meio Ambiente.

Antes, a Prefeitura já havia investido R$ 140 mil na implantação de quatro acessibilidades nos cruzamentos da rua Frei Mariano com a Dom Aquino, 13 de Junho e Delamare, e na 15 de Novembro com a Delamare.

O detalhe é que em todos os trechos, os paralelepípedos das faixas de pedestres estão sendo substituídos por um piso idêntico ao utilizado no Porto Geral, o que somente foi possível com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Skip to content