Prefeitura de Corumbá |
Organizada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Subsecretaria de Ações da Cidadania por meio da Gerência de Articulação de Políticas Públicas Para as Mulheres, a V Semana da Mulher prossegue nesta quinta-feira, 12 de março, com realização da Oficina de Promotoras Legais Populares.
A capacitação acontece no Campus do Pantanal, unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), durante todo o dia. A socióloga Haidi Jarshei, representante do Fórum paulista pela não violência contra a mulher, é a palestrante do evento. “Hoje vamos discutir a participação e a cidadania das mulheres, trabalhando as questões governamentais e a participação feminina na administração pública”, explicou Haidi.
Além das palestras, dinâmicas de grupo são utilizadas para conscientizar as mulheres de seus direitos garantidos por diversas leis, entre elas, a Maria da Penha. Lideranças de bairros, funcionárias públicas, autônomas e estudantes participam da oficina. “Essa miscigenação de público é muito importante. Temos aqui várias gerações, o que garante a continuidade de um movimento feminino forte”, observou a socióloga.
O nome Promotoras Legais Populares é usado em diferentes países e significa mulheres que trabalham a favor dos segmentos populares com legitimidade e justiça no combate diário à discriminação. São aquelas que podem orientar, dar um conselho e promover a função instrumental do Direito na vida do dia a dia das mulheres. Durante a tarde, a oficina começa às 13 horas no auditório do bloco H do CPAN.
A Semana da Mulher é uma realização da Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Secretaria Executiva de Saúde Pública. A coordenação é da Subsecretaria de Ações da Cidadania, através da Gerência de Articulação de Políticas Públicas para as Mulheres. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Fórum de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário (Forumcorlad).
A programação conta com parceria da Associação de Mulheres “Amor Peixe”; Câmara Municipal de Vereadores; Central Única de Favelas – CUFA; Comissão Pastoral da Terra; Delegacia da Mulher; Embrapa Pantanal; Estabelecimento Penal Feminino; Instituto de Mulheres Negras do Pantanal; Lions Club Alvorada; Marcha Mundial de Mulheres; ONG Paz Natureza Pantanal e Rede Feminina de Combate ao Câncer.