Reunião do Projeto Taquari em Corumbá é adiada para abril

 Foto: Divulgação

  
Encontro para discutir projeto do Taquari seria neste domingo

Foi adiada para abril, em data ainda a ser definida, a reunião técnica para discutir o projeto de recuperação do Rio Taquari que seria realizada neste domingo, em Corumbá. O encontro foi cancelado devido a problemas de agenda do governador André Puccinelli, do senador Delcídio do Amaral e do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que os impossibilitariam de estar presentes.

O adiamento foi confirmado na manhã deste sábado pelo presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Pedro Luiz de Souza Lacerda, que integra o comitê gestor do programa (coordenado pela Presidência da República) pró-Taquari, que sofre um dos maiores desastres ambientais do país. O dirigente ruralista também cumpre agenda em Campo Grande, durante a Expogrande, até a próxima semana.

Lacerda explicou que a reunião técnica é de fundamental importância para deslanchar o projeto. Ela vai definir a responsabilidade técnica para elaboração e o cronograma das ações. Os trabalhos serão coordenados pelo secretário do Centro-Oeste, José Antonio Totó Parente. O senador Delcídio do Amaral aportou no Orçamento Geral da União recursos no valor R$ 50 milhões.

Reunião fechada

O programa de revitalização ambiental e econômica da bacia do Taquari tem 31 ações e conta com um Comitê Gestor, formado no ao passado. O comitê é integrado pela Prefeitura de Corumbá e Sindicato Rural e tem a atribuição de direcionar e supervisionar a implementação do programa, além de receber as demandas dos atores locais diretamente afetados pelo problema.

Pedro Lacerda informou que uma reunião interna para tratar questões relativas ao Projeto Taquari será realizada na segunda-feira, na sede do sindicato, às 15, com a participação da entidade ruralista, Prefeitura de Corumbá, Embrapa Pantanal, Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai) e Ministério da Integração.

Ministro

Na Capital, o presidente do Sindicato Rural de Corumbá promoveu encontro com o governador André Puccinelli, no início da semana, quando a entidade apresentou uma série de reivindicações ao Estado. Também se reuniu com a presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu, e na próxima quarta-feira participa de evento com a presença do ministro da Agricultura, Reinold Stefanes. (Com informações da Assessoria do Sindicato Rural)

Skip to content