Ruiter anuncia REME com escola em tempo integral

 Prefeitura de Corumbá

  
Ensino em período integral começa em 2010

O termo determinando a realização de estudos técnicos para a implantação da Escola em Tempo Integral em Corumbá foi assinado na manhã desta quinta-feira, 19 de março pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), durante solenidade na sede da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, no bairro Cervejaria.

No documento, o prefeito Ruiter Cunha determina que a Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, através da Secretaria Executiva de Educação, realize todos os estudos e projetos técnicos que viabilizem a implantação da escola em tempo integral a partir do início do ano letivo de 2010 na Rede Municipal de Ensino (REME). O projeto terá início pela própria escola Tilma Fernandes, expandindo-se para as demais unidades da REME.

“Além da formação pedagógica de nossos alunos, as escolas da Rede Municipal de Corumbá vão proporcionar a formação cidadã”, disse Ruiter ao anunciar o projeto para a comunidade do bairro Cervejaria que acompanhou a cerimônia de inauguração da quadra coberta da escola Tilma Fernandes Veiga.

O prefeito explicou que a unidade passará por obras físicas de reforma e ampliação que vão dotar o espaço de condições para abrigar professores e alunos. “É um projeto pioneiro em Corumbá”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Na avaliação de Ruiter, o programa já desenvolvido pela Prefeitura visando aproximar os pais do cotidiano escolar dos filhos, fazendo-os participar mais ativamente da vida escolar, ganhará impulso com o oferecimento da educação integral para crianças, adolescentes e jovens. A iniciativa integra o programa de governo da Administração Ruiter Cunha de Oliveira.

Ruiter também anunciou a aquisição de 200 computadores, que serão divididos entre todas as escolas da REME, inclusive as da zona rural e das regiões ribeirinhas.

De acordo com o secretário Executivo de Educação, professor Hélio de Lima, para a implantação da Escola em Tempo Integral, a Escola Tilma Fernandes Veiga passará por reformas e adaptações. Entre as obras previstas estão a construção de cinco salas; biblioteca e refeitório. Os alunos terão atividades escolares entre 07h e 17 horas e receberão cinco refeições diárias. A implantação é uma parceria com o Ministério da Educação.

A Educação Integral

O programa de Educação Integral vai garantir fortalecimento da formação cultural de crianças, adolescentes e jovens, promovendo o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção artística, com ações sócio-educativas e de apoio aos estudantes.

A aproximação das escolas com as famílias é outra atitude que o programa Escola em Tempo Integral permitirá. Para isso, serão estimuladas atividades educativas e culturais com a participação da comunidade, como reforço à integração dos alunos com o meio onde vivem. A iniciativa também objetiva a redução da evasão escolar; o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de menores; a inclusão de atividades esportivas e de lazer que estimulem o desenvolvimento humano, a solidariedade e a cidadania; dentre outras finalidades.

Skip to content