Prefeitura de Corumbá |
Navio vai reforçar ações sociais em parceria com a Marinha, destacou prefeito Ruiter Cunha |
A cerimônia de incorporação do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” ao Comando do 6º Distrito Naval foi prestigiada pelo prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT). A solenidade foi presidida pelo comandante do 6º Distrito, contra-almirante César Sidônio Daiha Moreira de Souza.
O navio será empregado nas ações de assistência médico-hospitalar, odontológica e sanitária realizada pela Marinha do Brasil junto às comunidades ribeirinhas do Pantanal. A denominação é uma homenagem ao tenente Maximiano José dos Santos, que serviu a Marinha brasileira por mais de 30 anos. A maior parte dele no 6º Distrito Naval de Ladário, onde vive sua família. O tenente Maximiano morreu em 2006, com 113 anos.
“É um importante reforço às necessidades de assistência. É mais um equipamento para reforçarmos a parceria que temos”, destacou o prefeito Ruiter Cunha. “As nossas operações serão feitas em um navio com mais recursos, nos permitindo levar mais médicos. Servirá de apoio também à ação Prefeito Presente”, disse o comandante César Sidônio ressaltando a parceria do 6º Distrito Naval com a Prefeitura de Corumbá.
Pronto para entrada em operação o Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” mede
O navio desempenhava atividades de turismo e pesca amadora. Foi adquirido pela Marinha do Brasil em 31 de janeiro de 2008. O projeto de adaptação para uma embarcação voltada para assistência hospitalar foi elaborado pela Diretoria de Engenharia Naval.
Participaram do ato de transferência e incorporação da embarcação, o chefe do Estado Maior da Armada, almirante de Esquadra Aurélio Ribeiro da Silva Filho; o comandante de Operações Navais, almirante de Esquadra Álvaro Luís Pinto, e o comandante nomeado do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edlander dos Santos.
Também acompanharam a solenidade a primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira; o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT).