Cia Ânima de Teatro apresenta bonecos e quatro elementos

Contar uma história nem sempre é fácil. Alguns têm talento natural, outros desenvolvem certas habilidades e há os que utilizam recursos para ilustrar os acontecimentos relatados. Nos espetáculos, um pouco de cada um desses elementos constroem um momento único, de cumplicidade e participação do público.

No 6° Festival América do Sul, a Cia Ânima de Teatro e Performance traz dois espetáculos para Corumbá. Nesta quinta, 30 de abril, às 18h, será apresentado “Conhece-te a ti mesmo”, no Espaço Cênico Casa Vasquez. E no dia 1° de maio, também na Casa Vasquez, é a vez do espetáculo “IT”, às 19 horas.

Em “Conhece-te a ti mesmo”, a Cia. Ânima utiliza os quatro elementos – Fogo, Ar, Água e Terra – para ilustrar o encontro entre o demônio Mephistópheles, o personagem Fausto, de Fernando Pessoa e o heterônimo do escritor português, Álvaro de Campos. A peça desenrola-se dentro de um pentagrama, que une os quatro elementos a um quinto: a Alma. No elenco, estão os atores Susan Lopes, Carlos Eduardo Martins e Renato Crisóstomo.

Já em “IT” (foto), o grupo paulista de teatro traz bonecos de animação, que nasceram de um sonho. Porém, a realidade dos bonecos provém da interação dos bonecos com elementos simbólicos, como um pote, uma pedra, flores e pássaros. Os objetos são feitos em papel, alguns com a técnica japonesa do origami, e representam a brevidade da existência.

Na apresentação, o público fará uma leitura própria dos símbolos, onde cada espectador participa e produz um resultado único e pessoal. A peça “IT” estreou em agosto de 2007 e já percorreu diversos lugares do Brasil.

Os espetáculos da Cia. Ânima de Teatro e Performance serão encenados na Casa Vasquez, um prédio histórico no Porto Geral de Corumbá. Datado do século XIX, a construção passou 30 anos fechada, até que sua restauração foi concluída. Após o Festival, a Casa Vasquez irá abrigar um museu.

A Casa Vasquez está localizada na Ladeira José Bonifácio, 171, no Porto Geral. (Assessoria FAS)

Skip to content