Corumbá elege diretor de escolas e creches da Reme hoje

Acontece hoje, sexta-feira,a eleição para escolha de diretores das escolas e creches da Rede Municipal de Ensino (Reme). O processo será das 08h às 19h30, ininterruptamente, sob coordenação da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, por meio da Secretaria Executiva de Educação. A votação será em 22 escolas. Trinta candidatos estão aptos à participação.

No ano passado, quatro estabelecimentos de ensino elegeram seus diretores: escolas Rachid Bardauil, Paiolzinho, em Albuquerque e Porto Esperança. Os diretores escolares serão eleitos por voto direto e secreto de valor proporcional, sendo 33,33% de profissionais de educação lotados na unidade escolar; 33,33% dos pais ou responsáveis pelos alunos matriculados no estabelecimento, e 33,33% de alunos com idade mínima de 12 anos completos até a data da eleição.

No caso das creches, o valor proporcional do voto será de 50% para os profissionais de educação lotados na unidade e 50% para pais ou responsáveis de alunos matriculados. Os professores votarão na escola ou creche onde tiverem a maior carga horária. Votarão pais, mães ou responsáveis pelos alunos. Não se permitirá voto de mais de um integrante de uma mesma família, independentemente da quantidade de filhos.

Para concorrer ao pleito eleitoral o candidato deverá ter sido aprovado na prova e cumprido os demais requisitos previstos no artigo 7º da Resolução / SEED nº 002, de 17 de outubro de 2008. Após sua aprovação no processo de avaliação, o candidato poderá ou não concorrer às eleições. Neste caso, será inserido no Banco de Dados. Caso opte por não concorrer por sua unidade escolar de lotação, poderá fazê-lo por qualquer outra da Rede Municipal de Ensino que não tiver candidato nato.

A Secretaria Executiva de Educação homologará os resultados finais no prazo de 05 dias úteis após o pleito, e a posse dos diretores e do colegiado será definida pela própria pasta posteriormente.

Skip to content