Sérgio Cabral lança biografias de Tom Jobim e Nara Leão no FAS

Fãs da Música Popular Brasileira, de suas histórias e personagens, têm encontro marcado com o jornalista, escritor e compositor Sérgio Cabral, no Festival América do Sul. Nesta sexta-feira, 1º de maio, Cabral lança os livros “Nara Leão – uma biografia” e “Antonio Carlos Jobim – uma biografia”, no Moinho Cultural, durante o Quebra Torto com Letras, atração literária do FAS.

Compositor e escritor de sucesso, Sérgio já escreveu vários livros que contam a história da MPB por intermédio de alguns de seus principais personagens. A descrição do livro biográfico de Nara atrai ao indicar que Sérgio, seu amigo pessoal, “compõe um relato detalhado e vibrante da vida da cantora, voz que não apenas esteve na linha de frente dos principais momentos da moderna música brasileira mas também se engajou como poucas na política de seu tempo”.

Em “Nara Leão – Uma Biografia” (originalmente lançada em 2001), Cabral adicionou novas fotos e a discografia completa da cantora. O livro apresenta Nara como a inventora da MPB – a primeira a misturar elementos da Bossa Nova, do samba e dos ritmos nordestinos.

Em “Antônio Carlos Jobim – uma biografia”, Sérgio Cabral traça um perfil completo do maestro, apresentando artigos de jornais, revistas, gravações, depoimentos e entrevistas, algumas delas realizadas no exterior. Originalmente lançada em 1997, nesta reedição, o autor acrescenta a musicografia e a discografia completas de Jobim, além de fotos sobre a vida e obra do artista.

Críticas da imprensa especializada por ocasião do lançamento nacional das duas biografias – no fim de 2008, ano do cinquentenário da Bossa Nova – trazem referências animadoras para os fãs de Nara, Tom, da Bossa e da MPB, como a citação de que a importância histórica dos dois personagens já justificaria essas reedições, mas as biografias se destacam pelo texto saboroso de Cabral. “Só mesmo alguém que já dividiu um chopinho com Tom e Nara poderia ter escrito algo assim”, publicou a Agência Estado.

O lançamento dos livros acontece nesta sexta-feira, no Moinho Cultural, a partir das 8h. Sérgio Cabral participa de debate com a platéia, mediado pelo escritor Samuel Xavier Medeiros – que lançará o livro “Senhorinha Barbosa Lopes – uma história da resistência feminina na guerra do Paraguai”. A entrada é gratuita e os livros em lançamento serão vendidos no local. (Assessoria FAS)

Skip to content