Unidades de Saúde já disponibilizam vacina contra a gripe

As ESF (Estratégias de Saúde da Família) de Corumbá já disponibilizam a partir de hoje (23) a vacina contra a gripe para os idosos do município. A abertura da Campanha Nacional 2009 será neste sábado, 25 de abril, durante a Ação Prefeito Presente, no Estádio Arthur Marinho. No Dia D da campanha, a Prefeitura estará com um posto no local para atender as pessoas durante a ação social, que acontece no período das 08h às 13h. Além disso, outras 11 unidades de saúde estarão atendendo neste dia, em pontos estratégicos da cidade.

As unidades do Beira Rio, José Fragelli, Ênio Cunha e o Centro de Saúde da Mulher não disponibilizarão a vacina. Os moradores dessas imediações devem procurar o posto da ladeira Cunha e Cruz e o Centro Integrado de Saúde (CIS), no antigo Mercadão Municipal. O coordenador municipal do Programa de Saúde do Idoso, Otomilton de Jesus Corrêa, lembra que é importante que cada pessoa procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência. “Isso evita a formação de filas e a sobrecarga dos postos”, justificou.

As pessoas acamadas, sem possibilidade de locomoção, serão atendidas pelas equipes de visita e agentes de saúde das ESFs. Os idosos da zona rural serão atendidos normalmente pelas equipes responsáveis por cada localidade. A mesma situação vale para o Asilo São José.

Já na região ribeirinha, a imunização acontecerá com apoio da Marinha do Brasil, na primeira operação Aciso que a instituição militar realizar. Na Aldeia Uberaba, onde vive a comunidade Guató, a campanha estará a cargo da Fundação Nacional da Saúde. A meta da Executiva de Saúde Pública é imunizar cerca de 8,3 mil pessoas com idade acima de 60 anos.

Além do Arthur Marinho, a vacina estará disponível nas unidades Breno de Medeiros (Popular Velha), Dom Bosco (bairro Dom Bosco), Fernando Moutinho (Cristo Redentor), Paulo Maissato (Nova Corumbá), Gastão de Oliveira (Maria Leite), Kadwéus (Kadwéus), São Bartolomeu (Guarani), Aeroporto, Popular Velha, Ladeira Cunha e Cruz e Centro Integrado de Saúde, os dois no centro da cidade.

Todas as pessoas deverão estar munidas da carteira de vacinação, para saber se estão em dia com as demais vacinas, também disponibilizadas nos centros de saúde, como contra febre amarela e tétano. A campanha é específica para quem tem 60 anos ou mais. A imunização é oferecida gratuitamente. Além de proteger o idoso da gripe, a vacina evita complicações em outros problemas de saúde, como aqueles ligados ao coração, pulmão e rim. Em caso de pessoas em tratamento, é importante, antes de se vacinar, consultar o médico. Quem estiver gripado ou com febre, deve aguardar melhora do quadro, para receber a dose.

Skip to content