Alunos corumbaenses são atendidos pelo Circuito Tela Verde

 Prefeitura de Corumbá
  

 Circuito tela verde  vai exibir filmes em oito  Escolas da Reme

Alunos de oito escolas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá, estão sendo atendidos pelo programa Circuito Tela Verde, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – (DEA/SAIC/MMA) e Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do audiovisual (SAV/MinC), numa parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Educação.

A abertura aconteceu nesta quinta-feira, 14, com duas apresentações. A primeira, à tarde, foi para alunos da Escola Municipal Fernando de Barros. Já à noite, o circuito atendeu a Escola Ciríaco Félix de Toledo. Esta apresentação foi no Espaço Educacional e marcou a abertura do programa em Corumbá, uma das três cidades do Mato Grosso do Sul que integram o projeto do Governo Federal. As outras duas são Campo Grande e Jatei.

A gerente de Políticas Educacionais da Prefeitura, Adelma Galeano, fez a abertura do Circuito em Corumbá. Conversou bastante com os alunos e mostrou a importância do projeto para fazer com que as crianças se engajem definitivamente, nas ações voltadas para a preservação ambiental. “O projeto é um trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Governo Federal. Somos parceiros e esta é uma forma de estimular o jovem, sobre a questão preservacionista”, observou.

A abertura contou com representantes da Polícia Militar Ambiental, Secretaria Executiva de Meio Ambiente e da Embrapa Pantanal. E foi uma pesquisadora da Embrapa, Adalgisa Inês, quem intermediou o debate com os alunos, após a exibição do curta metragem “Lá é mais difícil”, produzido por alunos da Oficina de Cinema Ambiental Humano Mar , do Rio de Janeiro, que conta a vida de jovens e adolescentes na área urbana e na zona rural.

Para Adalgisa, o Circuito Tela Verde, que integra a 1ª Mostra Nacional de Produção Áudio Visual Independente, são ações como esta que apresentam resultados satisfatórios, já que permitem amadurecimento das crianças e jovens, que têm a oportunidade de “discutir, compreender e se comprometer com a questão preservacionista”.

Adelma lembra que, em Corumbá, além de alunos das escolas Fernando de Barros e Ciríaco de Toledo, outras seis serão atendidas pelo Circuito Tela Verde. Hoje, a partir das 19h, será na Escola Clio Proença. Além dos alunos, a comunidade também participa.

No dia 18, segunda feira, serão atendidos os alunos do Delcídio do Amaral; no dia 19 a apresentação será na Estação Experimental do Campo, para alunos da Escola Monte Azul; no dia 19, no Caic Padre Ernesto Sassida; no dia 20 nas escolas Cássio Leite de Barros e Rachid Bardauil, encerrando no dia 22, na Estação Experimental do Campo, para alunos da Escola Eutrópia Gomes Pedrozo.

O Circuito

O Circuito Tela Verde é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental, para exibição em estruturas educadoras como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, cineclubes etc.

Utilizando metodologias de educomunicação, os filmes oferecem um mosaico de opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros das comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais. Trazem uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública.

Skip to content