Conferência mostra trabalho realizado ao longo do ano

A III Conferência de Promoção ao Protagonismo Juvenil apresenta em uma semana todo o trabalho realizado ao longo do ano pela Prefeitura e pelas entidades parceiras. “Nossas ações são voltadas para a formação de uma nova geração. E para isso não tratamos nossos jovens como o futuro, mas como o presente de nossa cidade”, explicou o gerente de Ações para Juventude, Márcio Cavasana.

De acordo com o último senso do IBGE, Corumbá tem 20.726 jovens. “Precisamos dar condições para estas pessoas que ainda estão em formação transformem idéias em atitudes, em ações que reflitam num bem comum”, destacou Vanessa Hamad Witak, coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

 

Até o mês passado, quase 100 crianças e adolescntes estavam sendo atendidos pelo CREAS. As famílias também são trabalhas para receberem a reinserção desses jovens. “É um trabalho conjunto que envolve as Secretarias de Assitência Social, Educação e Saúde”, continuou Vanessa.

 

A coordenadora do PAIR (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil) no município, Cristiane Oliveira, lembrou que a exploração infanto-juvenil não é um problema recente e nem restritos a esta parte do Brasil. “A função do PAIR é integrar toda a sociedade para a construção de uma agenda comum de trabalho, visando principalmente o desenvolvimento de ações preventivas”, disse.

 

“Ainda hoje vemos a questão do abuso e da violência sexual muito presente na midia. Isso ocorre porque muita gente permanece insensível a este problema”, destacou o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa. “Não basta apenas o poder público se envolver nesta questão. É preciso que haja uma conscientização pública que este é um dever de todos”, reforçou.

 

Os secretários executivos de Relações Institucionais, Carlos Porto, e de Educação, Hélio de Lima, e o juiz Roberto Ferreiro Filho, diretor do Fórum, e a promotora da Infância e Juventude, Lívia Carla Guadanhim Bariani participaram da solenidade de abertura. A III Conferência de Promoção ao Protagonismo Juvenil vai até a sexta-feira, 22 de maio, quando acontece palestra sobre a temática “A violência e seus efeitos na população jovem”, a cargo do deputado estadual Paulo Duarte e do sociólogo Júlio Jacobo.

Skip to content