Educação do Campo é tema de seminário em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá realiza nesta quinta-feira, 28, o IV Seminário Municipal de Educação do Campo. As atividades acontecem durante todo o dia no anfiteatro Salomão Baruki, a cargo da Secretaria de Promoção da Cidadania, por meio da Secretaria Executiva de Educação.

Este ano o seminário tem como tema “Educação do Campo: Refletindo sobre as práticas Pedagógicas”, e vai propiciar aos educadores do campo, subsídios para a reflexão da realidade rural, além de possibilitar uma reconstrução crítica e coletiva do conhecimento, a fim de responder aos anseios da população do campo.

O evento faz parte de uma estratégia adotada pela Prefeitura de Corumbá, de promover e investir na Formação Continuada, por entender que a construção de um conhecimento coletivo proporciona uma ação reflexiva a partir da prática educativa, assim o profissional da educação irá reconstruir o seu conhecimento, avaliar a qualidade de ensino e desenvolver novas habilidades educativas, resultando em um trabalho que terá reflexos positivos na atuação diária.

O seminário terá participação de 300 pessoas, entre educadores das escolas municipais rurais, universitários, pais, alunos, moradores das comunidades do campo e convidados. É considerado um importante momento de discussão e proposição de estratégias para o fortalecimento das políticas públicas para a educação na área rural.

A abertura oficial está marcada para às 07h30. Antes, às 07h, começa o credenciamento dos participantes. A primeira palestra acontece às 08h e será sobre “Gestão Ambiental na Zona Rural: água e lixo”, a cargo de Rosana Aparecida Candido Santos (Analista Ambiental do IBAMA de Corumbá); Antonio Rondon da Silva (2º Sargento da Polícia Militar Ambiental em Corumbá), e Fátima Ale Seher (Bióloga do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Executiva de Meio Ambiente). A mediadora será Sandra Regina de Almeida dos Santos, da Secretaria Executiva de Educação.

A palestra será seguida de debate e, ainda no período da manhã, acontece premiação do concurso de desenhos, cujo tema é “Práticas ambientais corretas”, e o título “Como posso contribuir para melhorar a vida no campo?”.

Na parte da tarde, a programação prevê apresentação cultural às 13h30 e às 14h, palestra sobre “Escolas do campo; uma educação possível” (Normalizações, tematizações e concretizações), com a palestrante Claudete Cameschi de Souza, tendo como mediadora, Ana Cláudia Gonzaga da Silva, da Educação.

As 16h, apresentação de um vídeo educativo da Estação Experimental do Campo, sob coordenação de Simone Leone Peinado. Às 16h30, apresentação das ações da Educação do Campo, coordenada pelo Núcleo de Educação do Campo. O encerramento será às 17h.

Skip to content