Parceiros contribuem para sucesso da Ação Prefeito Presente

 Arquivo PMC

  
Durante Ação, Prefeitura e parceiros disponibilizam série de serviços à comunidade corumbaense

A Ação Prefeito Presente se fortalece a cada edição e que ganha é a comunidade corumbaense. A opinião é da coordenadora do programa, primeira dama Beatriz Cavassa de Oliveira, secretária especial de Integração das Políticas Sociais, que ressalta todo o trabalho que está sendo colocado à disposição da população corumbaense pela Prefeitura e parceiros.

Ontem (quarta-feira), durante a entrega de kits de segurança para participantes do projeto “Se essa rua fosse minha”, Beatriz confirmou a participação da Defensoria Pública Estadual na 26ª edição do Prefeito Presente, que acontece nos dias 5 e 6 de junho, na escola municipal Clio Proença. “É mais um parceiro que vai contribuir em muito para o atendimento à população”, afirmou.

Segundo a coordenadora, a Ação amplia o seu leque de atuação com a adesão da Defensoria Pública que vai levar uma série de atendimento à comunidade. Até então, o trabalho na área jurídica era desenvolvido somente pela equipe da Procuradoria Geral do Município. “Com a Defensoria, o trabalho se completa”, disse.

Na Ação Social, a Defensoria vai disponibilizar quatro defensores públicos, Igor César de Manzano Linjardi, José Gonçalves de Farias, Milene Cristina Galvão e Valdirene Gaetani Faria.  “A Ação Prefeito Presente nos permite atendimento direto no bairro”, disse Igor César, que destaca esta possibilidade de estar mais próximo da população.

Segundo ele, além dos defensores, a instituição estará atendendo também com uma funcionária administrativa, Edenise Santana, além de quatro estagiários, Donizete Camargo da Silva, Diogo Viana da Silva, Claudemara Morinigo Chaves Ribeiro e Gillielen Laura Alves Lobo.

Explicou que, além de esclarecer dúvidas no âmbito jurídico, a Defensoria irá disponibilizar listagem de documentos necessários para interposição de ações, informar como se deve proceder neste caso, quais os procedimentos a adotar, além de prestar orientação jurídica à comunidade necessitada.

Outros parceiros

Segundo Beatriz Cavassa de Oliveira, o sucesso da Ação Prefeito Presente, considerado o carro chefe da administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, está sendo possível graças a esta grande parceria, que começa com os próprios servidores municipais, que se empenham ao máximo para bem atender a população corumbaense.

Lembra também o apoio de parceiros como o INSS, Cartório 2º Oficio, SENAI, Unidade de Identificação de Corumbá (Polícia Civil), Caixa Econômica Federal, Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), 7ª Zona Eleitoral e Junta do Serviço Militar.

“Todos estão contribuindo, e muito, para o sucesso do Prefeito Presente que, este ano, foi retomado com um novo formato”, afirmou. Lembra que, no dia 5, durante o período da tarde, acontece o Prefeito Itinerante. Na oportunidade, o prefeito Ruiter vai deslocar seu gabinete para a escola Clio Proença e, ao lado de secretários e assessores, atender as lideranças comunitárias da grande região da Nova Corumbá.

No sábado, dia 6, sábado, será a Ação Social, iniciando às 8h. Neste dia, além da Defensoria Pública, estarão atuando também o SENAI, que disponibilizará programa de inclusão digital para crianças com idade entre 6 e 12 anos, bem como a pessoas com idade acima de 60 anos.

Outro parceiro, a Caixa Econômica Federal, estará com uma equipe atendendo a comunidade. Além do CPF, vai disponibilizar também o Cartão do Cidadão, bem como fornecendo informações gerais sobre os programas habitacionais do Governo Federal.

A Justiça Eleitoral também é parceira da Prefeitura na Ação. Através do Cartório Eleitoral da 7ª Zona, disponibilizará uma equipe para emissão de título de eleitor. Já o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), do Governo do Estado, vai emitir Carteira do Trabalho.

Outro parceiro é o INSS, que prestará todos os tipos de informações sobre a Previdência Social, inclusive agendando atendimento para aposentadoria. Já a Junta Militar, além do alistamento, vai disponibilizar segunda via do Certificado de Dispensa, bem como atestado de desobrigação.

Na Ação será possível também providenciar primeira via do Registro Geral (RG), a cargo da Unidade de Identificação de Corumbá (Polícia Civil). Outro parceiro, o Cartório 2º Oficio vai atender a comunidade com emissão de certidão de nascimento.

O novo modelo do programa, retomado em abril deste ano no Estádio Arthur Marinho, foi considerado um “avanço” pela secretária e coordenadora da ação. “Foi um grande avanço para a comunidade, que já sai sabendo o que vai ser feito”, destacou Beatriz esclarecendo que o anúncio – no mesmo dia – das ações que serão executadas pela Prefeitura no bairro permite à comunidade “ver as o trabalho acontecendo de fato”, observou a primeira dama.

O anúncio dos serviços que a Prefeitura vai executar na a região, a partir deste ano, será feito no sábado, ao final da Ação Social. Na primeira edição do ano do Prefeito Presente, o prefeito Ruiter Cunha anunciou investimento superior a R$ 3 milhões para obras e serviços nos bairros Dom Bosco, Cervejaria, Generoso e Arthur Marinho.

Skip to content