Prefeitura discute plano de pesca com técnicos da SEAP

 Prefeitura de Corumbá
  

 Detalhes do plano foram explicados durante a apresentação do projeto

A Política de Desenvolvimento Territorial da Pesca e Aqüicultura que prevê a implantação de 176 áreas para implementação de programas e ações da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP) foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 22 de maio, para a Prefeitura de Corumbá.

A política de desenvolvimento territorial visa à ampliação da participação social e descentralização dos processos decisórios com fortalecimento da capacidade dos pescadores e aquicultores na articulação das políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento do setor.  Os territórios foram delimitados a partir de identidades culturais, sociais e econômicas.

Com a definição da Política de Desenvolvimento, a Secretaria Especial, que é vinculada diretamente à Presidência da República, tem como objetivo promover a superação da pobreza e das desigualdades sociais junto às comunidades aquícolas e pesqueiras pelo aprimoramento das capacidades de autogestão dos interesses coletivos, favorecendo a inserção competitiva do segmento nas cadeias produtivas do setor e gestão sustentável dos recursos aquícolas e pesqueiros.

Em Mato Grosso do Sul foram identificados três territórios de pesca pela SEAP: Grande Dourados; Região da Reforma e Pantanal Sul. Corumbá integra o território do Pantanal Sul ao lados das cidades de Aquidauana; Miranda; Ladário; Porto Murtinho; Coxim e Bonito.

A ideia é elaborar um Plano de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura do Pantanal Sul que permita a organização da pesca profissional artesanal na região; a inserção da atividade na economia regional e a orientação de investimentos públicos e privados no segmento.

Uma oficina para discutir a formatação do Plano está prevista para acontecer no estado entre os meses de junho ou julho. O evento deve contar com a participação do ministro Especial de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin.

A apresentação dos técnicos da SEAP foi acompanhada pelos secretários Carlos Porto (Relações Institucionais); Fermiano Yarzon (Desenvolvimento Industrial e Econômico); Sicard Maciel de Barros (Meio Ambiente e Produção Rural); Pedro Lacerda (Desenvolvimento Agropecuário); Luciene Deová (Meio Ambiente) e pelo presidente da Fundação Terra Pantanal, Wilton Panovitch.

Skip to content