Prefeitura de Corumbá |
Cerimônia lembrou a instalação militar na fronteira oeste do Brasil |
Solenidade militar comemorou os 63 anos da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, historicamente denominada “Brigada Ricardo Franco” em homenagem ao construtor de obras estratégicas para a defesa da Pátria, como o Forte Coimbra. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) acompanhou o ato militar ao lado do comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general-de-exército Renato Joaquim Ferrarezi.
A cerimônia durou cerca de 30 minutos e foi realizada no final da tarde desta terça-feira, 09 de junho, em frente ao quartel do comando da 18ª Brigada. Foram entregues diplomas de Amigos da Brigada a personalidades militares e civis que se destacaram na prestação de serviços ao Exército.
O prefeito Ruiter Cunha e os comandantes da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general-de-brigada Roberto Jungthon, e do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edlander Santos, acompanharam José Oliveira Belo, pentaneto do coronel Ricardo Franco, na colocação de um colar de flores no busto do militar e patrono da 18ª Brigada.
“A Brigada tem história aqui em Corumbá e está diretamente ligada à história da nossa cidade. Participou ativamente de muitas ações que contribuíram, significativamente, para a formação do Município”, declarou Ruiter após a cerimônia.
Por sua vez o general Jungthon afirmou que a data comemora a “riquíssima história” do Exército no Pantanal, suas parcerias e atos para “sempre superar as dificuldades”.
Fronteira
A unidade militar, com jurisdição
Em 1921 foi criada, com sede em Corumbá, a Brigada Mista e dela originou-se a 2ª Brigada Mista, em 12 de junho de 1946, para coordenar unidades e destacamentos de fronteira, revivendo a missão desempenhada pelo Comando da Fronteira Sul do Mato Grosso e pelo Distrito Militar do Baixo Paraguai.