Conferência Intermunicipal visa qualificar aprendizagem

 Prefeitura de Corumbá
  

 Conferência termina hoje com formulação de documentos

A Conferência Intermunicipal de Educação, reunindo as cidades de Corumbá e Ladário, foi aberta na noite desta quinta-feira, 04 de junho, no anfiteatro Salomão Baruki, com a palestra “Financiamento da Educação”, feita pelo professor Amarildo do Prado. A iniciativa visa consolidar políticas públicas que garantam a qualificação do ensino.

O evento será responsável pela elaboração de um documento de referência a ser encaminhado à Conferência Estadual, prevista para novembro, que vai discutir os tratados e organizar um relatório geral para ser debatido pela Conferência Nacional de Educação (Conae).

Nesta sexta-feira, além da palestra sobre “Sistema Articulado de Educação”, com a professora Maria de Fátima Aparecida da Silva, acontecerão discussões abordando seis eixos temáticos: Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; Formação e valorização dos profissionais da educação; Financiamento da educação e controle social e Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

Segundo a coordenadora em Corumbá da Conferência Intermunicipal, Adelma Maria Pinto Galeano, o município realizou mini-conferências envolvendo todas as modalidades de ensino e todos os segmentos, que estudaram os seis eixos da Conae.

Para o secretário Executivo de Educação, Hélio de Lima, a conferência foi planejada para todos “assumam o compromisso em defesa de uma escola pública de qualidade”. Representando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) a secretária Municipal de Promoção da Cidadania, Maria Lúcia Ortiz Ribeiro, destacou que o encontro deve “ser o fórum legal para o debate, permitindo a definição de subsídios para resgate do plano do milênio, que é garantir a Educação para Todos”. O prefeito de Ladário José Antônio Assad e Faria participou da abertura dos trabalhos.

Skip to content