Marinha abre comemorações da Batalha de Riachuelo no sábado

O Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em Ladário, inicia sábado, as comemorações do 144º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, que acontece em 11 de junho. As atividades serão desenvolvidas nas duas cidades pantaneiras e serão abertas com uma exposição no Porto Geral de Corumbá, a partir das 9h, com os navios abertos à visitação pública.

Para domingo, também no Porto Geral, acontece uma “Operação de Guerra no Pantanal”, às 16h, com uso de helicópteros e navios, além das Forças Especiais e pára-quedistas, que farão uma demonstração dos meios operativos da Marinha do Brasil no Centro-Oeste. No pôr-do-sol, as famílias serão presenteadas com apresentações da Banda da Marinha e da Banda Municipal Manoel Florêncio.

Durante os dois dias, profissionais da saúde do Hospital Naval de Ladário efetuarão atendimentos médico-odontológicos à população pantaneira.

O ponto alto das comemorações acontece no dia 10 de junho, a partir das 9h, com uma cerimônia cívico-militar, em alusivo à data. Será em frente ao Pórtico do 6° Distrito Naval, com a imposição da medalha Mérito-Naval. A grande novidade será a apresentação marcial da Troca de Guarda do Pórtico e a Premiação do Concurso Literário “Batalha Naval do Riachuelo”.

Após as festividades, no Cais da Flotilha do Mato Grosso, ocorrerá a saída da primeira viagem do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, incorporado à Marinha em março deste ano, que cumprirá a nobre missão de levar saúde e qualidade de vida aos ribeirinhos da região pantaneira do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nos dias 13 e 14 de junho, das 9h às 17h, ocorrerão exposições da Marinha do Brasil, ao longo da Avenida 14 de Março, e atendimentos médico-odontológico por parte dos profissionais de saúde do Hospital Naval de Ladário.

Ainda no dia 14, às 8h30, em frente ao Pórtico do Complexo Naval, será dada a largada da Corrida Rústica e, às 17h, apresentação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais e da Fanfarra da Escola Municipal João Baptista, no Coreto de Ladário. As comemorações serão abertas à comunidade ladarense e corumbaense.

Corrida

Também como parte do 144º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, o Comando do 6º Distrito Naval realiza no dia 14 de junho, a Corrida Rústica nas categorias pelotões e individual masculino e feminino. nas faixa etárias 18 a 26 anos, 27 a 33, 34 a 40, e acima dos 40 anos.

A largada da prova, que já faz parte do circuito de corridas de rua da cidade de Ladário, ocorrerá no dia 14 de junho às 8h30, no Pórtico do 6º Distrito Naval, com percurso de aproximadamente 8 Km para a categoria masculina e corrida de pelotão, e 4,5 Km para a categoria feminina.

As inscrições podem ser feitas até amanhã, dia 5 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, no Pórtico do Comando do 6° Distrito Naval, no Campus Pantanal da UFMS e na Capitania dos Portos do Pantanal. Maiores informações e o regulamento completo da Corrida Rústica podem ser obtidos pelos telefones: 3226-1120 ou 3234-1049.

Skip to content