Ruiter entrega Capela de São João à Diocese de Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  

 Ruiter destacou importância de São João para fé e cultura em Corumbá

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) entregou hoje, 24 de junho, a Capela de São João à Diocese de Corumbá. Ruiter repassou as chaves do local ao bispo diocesano Dom Segismundo Martinez Alvarez. A primeira-dama e secretária Especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira e o secretário Municipal de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, acompanharam a cerimônia.  

A Capela foi construída na ladeira Cunha e Cruz, local de acesso à prainha do Porto Geral, onde os devotos levam os andores para banhar a imagem do santo nas águas do rio Paraguai durante o Arraial do Banho de São João.

A restauração e ampliação do prédio tiveram projeto elaborado por uma arquiteta da Prefeitura. Foram aplicados R$ 110 mil na adequação física do espaço. A área restaurada e ampliada é de aproximadamente 150 metros quadrados e comporta 60 pessoas. O altar conta com imagens do São João Batista (ao centro); de São Pedro (à esquerda) e Santo Antônio (à diretita). Os três santos têm suas festas realizadas em junho. As peças foram esculpidas na Casa do Massa Barro.

Ao entregar as chaves da capela ao bispo o prefeito destacou a importância da iniciativa para a cultura e fé corumbaenses. “Ganhamos mais um local de oração. Acima de tudo, a capela agrega à nossa cultura e história e, nossa política, é consolidar nossa tradição. O Banho de São João é uma marca, peculiaridade nossa”, afirmou.

Patrimônio Imaterial

Ruiter disse ainda que a capela garante “subsídios” para que o município consiga conferir o título de Patrimônio Imaterial à festa do Banho de São João. “Será um reconhecimento histórico para Corumbá e o título vai agregar à História e ao Turismo potencializando a nossa capacidade e possibilitando a geração de dividendos, riqueza e empregos para nossa gente”.   

“O lugar é bastante simples, mas traz consigo grandes expectativas de acontecimentos positivos de muita crença; fé; esperança e certezas que através do trabalho e união de esforços alcançaremos melhorias na qualidade de vida do nosso povo”, concluiu o prefeito.

Depois da benção, o bispo diocesano afirmou que a Igreja e a comunidade se “alegraram” com a iniciativa. “Assumimos com alegria e nos responsabilizamos para que aqui sejam realizados cultos dedicados a Nosso Senhor e a São João”, declarou Dom Martinez. “Aqui será um lugar de oração; reflexão e conversão”, disse.

Presente à inauguração, a líder comunitária do bairro Cervejaria, Ivone Torres de Morais, 62, lembrou que a construção da capela consolida um compromisso de Ruiter feito pessoalmente a ela. “Comentei com o prefeito Ruiter da necessidade de um local para homenagear São João Batista e ele me disse que deveria lembrá-lo sempre dessa importância. Hoje ele inaugura essa igreja [capela] e agradeço muito a ele. É uma grande satisfação e orgulho para nós essa igreja, agradeço ao prefeito mais uma vez”.  

As missas serão celebradas sempre as quartas-feiras, a partir das 20 horas. A primeira delas será em 1º de julho. A Capela de São João ficará sob coordenação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.

Skip to content