São João: população pode doar documentos para Bem Imaterial

O processo para tombamento do Arraial do Banho de São João como Bem Cultural de Natureza Imaterial, que vem sendo trabalhado pela Prefeitura de Corumbá, contará com participação da população.

No período de 1º a 10 de julho, a Fundação de Cultura e Turismo receberá documentos (antigos ou recentes); fotos e publicações sobre a festa para anexá-las ao projeto que solicita o registro do Banho de São João como Patrimônio Imaterial da Cultura de Mato Grosso do Sul.

A documentação pode ser doada ou emprestada. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3231-5757 ou 3231-9635.

O objetivo é fazer com que o Banho de São João seja a primeira manifestação popular do Mato Grosso do Sul beneficiada pela lei estadual de proteção ao patrimônio histórico, artístico e cultural, datada de  30 de maio de 2008.

Este ano, Corumbá deu mais um passo para conseguir o tombamento do Banho de São João. Além do cadastramento das famílias festeiras, que promovem a festa e descem ao rio Paraguai para banho do Santo, foi realizado um trabalho fotográfico que integrará o acervo do Arraial, importante para integrar o processo de tombamento.

Skip to content