Pacientes do CAPS ad completam prova do Circuito Funec

 Marcos Boaventura/PMC

  

 Grupo do Caps ad vai participar das outras três etapas do circuito

Os três pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS ad) que participaram, da quinta etapa do Circuito Funec de Corrida de Rua na manhã deste domingo, 26 de julho, completaram os dez quilômetros do percurso da prova masculina. Eles devem disputar as últimas três etapas da competição.

A professora de Educação Física do CAPS ad, Sheila Duarte de Amorim, responsável pela preparação do grupo explicou que o objetivo primordial da iniciativa é promover a reinserção social dos pacientes, além de proporcionar a elevação da auto-estima e da autoconfiança, sentimentos reforçam o vínculo pessoal com o tratamento.

Segundo a professora, a atividade traz ainda benefícios físicos uma vez que trabalha a respiração e o relaxamento dos músculos. Promove ainda a liberação da adrenalina e endorfina. Para a participação na etapa de domingo, o trio treinou durante cerca de duas semanas. Sheila afirmou que há projeto para ampliar o total de pacientes participando de competições esportivas.  

O CAPS ad é um centro mantido pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública. A unidade presta serviço ambulatorial e de atenção psicossocial. A procura pelo tratamento pode ser por livre e espontânea vontade, acompanhada por familiares ou determinação judicial. Oferece tratamento medicamentoso para co-morbidades e outras sequelas, em consequência ao uso abusivo de substâncias psicoativas e álcool.

Criado por determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), o Centro também desenvolve atividades em oficinas terapêuticas, visando elevar a auto-estima e confiança do dependente químico. São promovidas oficinas terapêuticas, atendimento psicoterápico individual, atendimento clínico, atendimento medicamentoso, plantio de ervas medicinais e verduras; além de atendimento aos familiares – individual e grupo e atividades esportivas (ginástica, musculação, futebol de campo, vôlei, tênis de mesa e natação).

A unidade fica na rua Cabral, 1208, entre a Sete de Setembro e Quinze de Novembro, e funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Marcelo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação Institucional 

Skip to content