Marcos Boaventura/PMC |
Secretário de Saúde do Ceará João Ananias, destacou funcionamento de serviços de alta complexidade em seu estado |
Palestra do secretário de Estado de Saúde do Ceará, João Ananias Vasconcelos Neto, na manhã desta sexta-feira, 17 de julho, em Corumbá, discutiu Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e explicou o funcionamento do serviço de atendimento a Acidente Vascular Cerebral (AVC) implantando pelo governo cearense. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) acompanhou a apresentação ao lado do secretário Executivo de Saúde Pública, Lauther da Silva Serra.
Secretários de saúde dos municípios de Aquidauana; Bodoquena e Dois Irmãos do Buriti assistiram à palestra do médico sanitarista cearense. Outro objetivo do encontro é promover a união desses municípios lhes garantindo maiores condições de pleitear serviços do SUS para suas respectivas regiões.
Ruiter disse que a iniciativa vem ao encontro dos objetivos de sua administração, que é qualificar o serviço oferecido à população. O prefeito afirmou que sua gestão tem o compromisso com o reconhecimento e valorização dos profissionais da Saúde. Nas próximas semanas, ele encaminha um projeto de lei para a Câmara Municipal com ações que efetivamente vão valorizar a categoria.
De acordo com o secretário de Saúde do Ceará, João Ananias, o serviço de AVC é extremamente necessário e Corumbá reúne condições possíveis para sediar o complexo. “O serviço é uma forma de concentrar a atenção ao atendimento em um local de referência e propicia, no menor tempo possível, o acesso do paciente a esse serviço para garantir a redução das seqüelas”, afirmou.
“Em Corumbá é plenamente possível, principalmente pela distância acho que é fundamental garantir a descentralização dos serviços de alta complexidade. É fundamental que se desenvolva existindo serviços mais complexos que possam atender melhor a população e evitando as transferências, que são arriscadas”, avaliou o secretário cearense.
Na avaliação do secretário de Saúde de Corumbá, Lauther da Silva Serra, a troca de experiências proporcionada pela palestra auxilia nas ações de reestruturação do setor, desenvolvidas pelo Município, visando garantir que a população local tenha acesso aos serviços de alta complexidade.
“Estamos reestruturando a Secretaria, reforçando a atenção básica, reestruturando todos os postos de saúde e capacitando nosso pessoal para garantir o acesso da população aos serviços de alta complexidade como hemodinâmica; UTI neonatal; gestação de alto risco; serviço de AVC; centro de imagem com tomografia computadorizada e ressonância magnética”, disse.
Marcelo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação Institucional