Marcos Boaventura/PMC |
Reunião com a Colônia Z1 de pescadores, foi hoje à tarde na prefeitura |
Os pescadores artesanais reuniram-se com a Comissão de Mobilização e Estudos para Preservação dos Recursos Pesqueiros do Pantanal para discutir a criação de uma lei específica de proteção ao pescado. Comandado pelo secretário Executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto, o encontro definiu que a Colônia Z1 de Pescadores apresentará uma pauta de reivindicações da categoria que vai integrar o debate em torno da formulação do projeto de lei.
Na reunião de trabalho, o secretário esclareceu os objetivos da Comissão e informou que não há nada fechado em torno do tema. “Não há projeto pronto estamos ouvindo os segmentos. Ao final dos debates será formatado o projeto”, disse Carlos Porto. O relatório final deve ser apresentado num prazo de 90 dias.
Criada pelo decreto 633, de 15 de julho de
Ela faz parte do Termo de Acordo em Prol do Meio Ambiente assinado por ele e pelo prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT), que marcou o início de uma “jornada de cidadania pantaneira” em defesa da preservação do meio ambiente e da sobrevivência dos verdadeiros pescadores artesanais. A presidente da Colônia Z1, Luciene de Lima, disse à Comissão que os pescadores “querem discutir soluções” e a categoria não quer conflito com ninguém.