Professores da região das águas são capacitados em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá
  
Curso faz parte do projeto “Crianças das Águas – Pantanal: identidade e cidadania”, desenvolvido pela Ecoa, com apoio do Criança Esperança

“Educação Ambiental nas Águas do Pantanal” é o nome do curso que acontece em Corumbá, destinado a 40 professores das escolas localizadas na região ribeirinha e na zona rural. O evento em uma realização em parceria da Organização Não Governamental ECOA e da Prefeitura Municipal, e tem como principal objetivo, proporcionar aos educadores informações que subsidiem um ensino voltado à valorização do ambiente e dos conhecimentos locais vivenciados pelas “crianças das águas”. As atividades acontecem no Espaço Educacional e vai até o dia 11, sábado.

Presente ao curso, o secretário executivo Hélio de Lima, de Educação, destacou esta parceria com a ONG Ecoa, com vistas à melhoria das condições de vida de cerca de 400 crianças moradoras das comunidades de Porto da Manga, Paraguai Mirim e Barra do São Lourenço. A programação é composta de aulas, oficinas de práticas de ensino, comunicação e aulas de campo, a cargo de especialistas de diversas áreas que desenvolvem suas pesquisas na região pantaneira, através der metodologias de ensino diferenciadas e contextualizadas à região pantaneira.

Nas Escolas das Águas o calendário é especial, já que o ir e vir das águas do Pantanal não permite o mesmo calendário letivo das instituições de ensino urbanas. Todos os anos as atividades escolares são definidas conforme o ciclo de cheia e seca do Pantanal, devido às dificuldades de transporte. São mais de 400 alunos que todos os dias se locomovem para a aula em barcos cedidos pelas escolas. Aqueles que vivem em regiões mais afastadas ficam alojados na escola, em regime de semi-internato, e retornam para suas casas no fim de semana.

Além do curso de educação ambiental, o projeto Crianças das Águas agrega diversas atividades de saúde, educação e meio ambiente para melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Porto da Manga, Paraguai Mirim e Barra do São Lourenço. Estão programadas para 2009, intervenções nas áreas de saúde, em parceria com a Marinha do Brasil; a formação de agentes de saúde da criança; atividades de percepção ambiental com a comunidade escolar, e também a implantação do projeto piloto de uma rádio escola.

O curso faz parte do projeto “Crianças das Águas – Pantanal: identidade e cidadania”, desenvolvido pela Ecoa, com apoio do Criança Esperança, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Corumbá, Embrapa Pantanal, Ibama, Marinha do Brasil, UFMS, Núcleo de Ecomunicadores dos Matos e Rede Aguapé. Programadas também ações nas áreas de saúde, educação e meio ambiente.

Skip to content