Salão nacional reforçou Corumbá como roteiro turístico

 Divulgação/PMC
  

 Dona Catarina levou gastronomia corumbaense para evento nacional 

A participação de Corumbá no quarto Salão de Turismo em São Paulo foi extremamente positiva, avaliou o superintendente de Turismo José de Carvalho Júnior. O evento aconteceu entre os dias 1º e 5 de julho no Anhembi. Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o Salão é considerado estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

Nele, os visitantes tiveram a chance de conhecer os roteiros turísticos dos 27 estados brasileiros; adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos; ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País.

O Salão foi dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos; Área de Comercialização; Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia); Núcleo de Conhecimento e Rodada de Negócios.

Segundo o superintendente, Corumbá teve representações na comercialização; artesanato com a associação Amor Peixe, Casa do Massa Barro, Moinho e como artista Edson das Capivaras. A cidade ainda representou a região do Pantanal no Espaço Sabor Brasil com o prato Bacalhau Pantaneiro.

Entre os roteiros apresentados na Área de Comercialização estavam os de pesca; Travessia do Pantanal; Corredor Turístico Biocêanico Brasília-Pantanal-Bonito e de Ecoturismo. A Prefeitura ainda manteve um estande institucional dentro do núcleo do Centro-Oeste onde divulgou as potencialidades turísticas e culturais do município.

“Foi muito importante para Corumbá essa presença. O Salão de Turismo tinha 89% dos participantes do estado de São Paulo, que hoje é o maior emissor turístico do Brasil. A maioria deles, que tem intenção de viajar, busca turismo cultural; ecoturismo; turismo de aventura; náutico e rural. Tudo isso o Pantanal de Corumbá tem pronto para ser consumido”, afirmou o superintendente de Turismo José de Carvalho Júnior.

A diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Lígia Baruki, disse que Corumbá é um dos 65 destinos indutores do Turismo brasileiro e o Salão “foi a oportunidade de trocar experiência com outros municípios buscando o fortalecimento do destino Corumbá”.

O município deve ter representação na Pesca e Cia Trade Show 2009, prevista para novembro, também no estado de São Paulo.

 

Marcelo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content