Saúde faz ação sobre doação de medula óssea em Corumbá

Devido às chuvas, a Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura de Corumbá transferiu para amanhã, sexta-feira, o início da campanha de sensibilização da população sobre a importância da doação de medula óssea. Os trabalhos seriam intensificados a partir da manhã desta quinta-feira, prosseguindo até sábado. A intenção é montar uma central de cadastro e coleta de sangue de medula óssea, para integrar o Banco Nacional de Transplantes.

A campanha está sendo coordenada pela enfermeira Elisangela Lira Bonifácio, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família. O pedágio será em cinco pontos estratégicos da cidade, a partir das 9h, para orientação, divulgação e sensibilização da comunidade sobre esse tipo de doação.

A ação acontece nas ruas Frei Mariano com 13 de Junho e extensão do Centro; na Dom Aquino com Luiz Feitosa; Rio Branco, próximo a Universidade Federal; Ciríaco de Toledo, próximo a rotatória do Pronto Atendimento da Nova Corumbá, e na rua 21 de Setembro, próximo à Dom Pedro II.

Paralelamente, nesta sexta-feira, equipes da secretaria e do Hemonúcleo farão cadastramento de doadores e coleta de sangue para o Banco Nacional de Dados. As ações acontecem no Hemonúcleo e na Unidade Básica de Saúde Pedro Paulo, centro da cidade, das 7h às 18h, e no Pronto Atendimento Fernando Moutinho (Cristo Redentor) e Paulo Maissato (Nova Corumbá), das 18h às 23h. No dia 25, das 7h às 16h, a ação acontece no Hemonúcleo e no Centro Integrado de Saúde (CIS).

Esta será a primeira campanha em Corumbá e o Hemosul disponibilizará panfletos educativos que serão distribuídos à população de um modo geral, como forma de assegurar um maior numero de pessoas cadastradas no Banco Nacional de Transplantes. Além disso, estão previstos pontos de coleta de sangue e cadastros, com o apoio dos servidores da Saúde.

A divulgação será feita também por toda a equipe dentro das Unidades Básicas de Saúde da Família, para a sensibilização da Comunidade. Essa é a 1º Campanha realizada no Município de Corumbá, visando implantação de uma central de cadastro e coleta de sangue de medula óssea.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content