Saúde monitora novo caso suspeito de gripe suína

A Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura de Corumbá está monitorando um novo caso suspeito da gripe suína – Influenza A (H1N1). O paciente estava de passagem por Corumbá, oriundo de La Paz, Bolívia, e apresentou sintomas da doença. Foi atendido imediatamente e material coletado foi encaminhado ontem mesmo para Campo Grande, visando análise no Laboratório Central.

Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, adiantou que este paciente, com sua família, estava em trânsito e seguiria para São Paulo. “Todo procedimento foi feito e estamos aguardando resultado do exame”, comentou na manhã de hoje.

Sobre o quadro clínico atual, disse que a pessoa suspeita já não apresentas mais estado febril e está em “recuperação”. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde mantém o monitoramento.

Na semana passada, uma mulher procurou atendimento médico, mas o caso foi descartado. Ela queixou-se de dores pelo corpo e apresentava estado febril.

Viviane explicou que as ações em Corumbá estão sendo desenvolvidas em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para amanhã, sexta-feira, está programada uma reunião de técnicos das duas instituições com autoridades bolivianas. Como se sabe, há casos confirmados na Bolívia e a preocupação é conter avanço do vírus.

Skip to content