A Prefeitura Municipal inicia nesta quinta-feira, uma campanha na cidade, para sensibilizar a população sobre a importância da doação de medula óssea. Os trabalhos serão realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Ações Sociais, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública. A intenção é montar uma central de cadastro e coleta de sangue de medula óssea, bem como fazer com que Corumbá possa contar com um número satisfatório de pessoas cadastradas no Banco Nacional de Transplantes.
Segundo a enfermeira Elisangela Lira Bonifácio, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, as ações serão desenvolvidas durante três dias, 23, 24 e 25, em pontos diferentes da cidade. O cronograma foi estabelecido durante uma capacitação de sensibilização junto aos Agentes Comunitários de Saúde, auxiliares e Técnicos de Enfermagem, que contou com a participação da técnica do Hemosul, Lucéia Silva.
Para o dia 23 ficou estabelecido realização de pedágio em cinco pontos estratégicos da cidade, a partir das 9h, para orientação, divulgação e sensibilização da comunidade sobre esse tipo de doação.
No dia 24, os trabalhos acontecerão no Hemonúcleo e Unidade Básica de Saúde Pedro Paulo, centro da cidade, das 7h às 18h, através de cadastro e coleta de sangue para o Banco Nacional de Dados. Neste mesmo dia, das 18h às 23h, o mesmo trabalho acontece no Pronto Atendimento Fernando Moutinho (Cristo Redentor) e Paulo Maissato (Nova Corumbá). No dia 25, das 7h às 16h, a ação acontece no Hemonúcleo e no Centro Integrado de Saúde (CIS).
Esta será a primeira campanha em Corumbá e o Hemosul disponibilizará panfletos educativos que serão distribuídos à população de um modo geral, como forma de assegurar um maior numero de pessoas cadastradas no Banco Nacional de Transplantes. Além disso, estão previstos pontos de coleta de sangue e cadastros, com o apoio dos servidores da Saúde.
Pedágios
Os pedágios serão realizados nas ruas Frei Mariano com 13 de Junho e extensão do Centro; na Dom Aquino com Luiz Feitosa; Rio Branco, próximo a Universidade Federal; Ciríaco de Toledo, próximo a rotatória do Pronto Atendimento da Nova Corumbá, e na rua 21 de Setembro, próximo à Dom Pedro II.
A divulgação também deve ser feita por toda a equipe dentro das Unidades Básicas de Saúde da Família, para a sensibilização de toda a Comunidade. Informamos que essa é a 1º Campanha realizada no Município de Corumbá, sendo que o objetivo maior e termos uma central de cadastro e coleta de sangue de medula óssea.
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional