Travessia do Pantanal conclui diagnóstico de roteirização

 Gilson de Carvalho/PMC

  

 Documento foi apresentado por consultor de Turismo durante reunião

O Planejamento Estratégico desenvolvido pela Rede de Cooperação Técnica para Roteirização da Travessia do Pantanal foi apresentado ao Comitê Gestor de Corumbá nesta quarta-feira, 15 de julho, durante reunião realizada no auditório do Museu de História do Pantanal (Muhpan), no Porto Geral. A apresentação foi feita pelo consultor em Turismo, Adônis Zimmermann.

“Em seis meses fizemos todo o diagnóstico; o planejamento estratégico e estamos entregando ao Comitê Gestor para avaliação. Em agosto nos reuniremos para validá-lo e fazer os ajustes necessários”, disse o consultor. Zimmermann explicou que o cronograma proposto pelo Ministério do Turismo para a conclusão da Roteirização da Travessia do Pantanal – que tem como pólos Corumbá; Miranda; Porto Murtinho; Poconé e Cáceres – vai até março de 2010.

Na reunião de 15 de agosto, prevista para acontecer em Miranda, serão efetuadas as adequações ao planejamento e implementadas as ações referentes ao mercado; comunicação; promoção e formatação dos produtos. A meta do Comitê Gestor é que pelo menos dois roteiros sejam apresentados já em outubro no Rio de Janeiro durante um evento da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV). Exatamente dois roteiros já estão formatadas por operadoras de turismo.

O projeto

A Rede de Cooperação discutiu, durante seguidas plenárias, questões ligadas às definições do recorte territorial de cada destino turístico e dos atores locais para a efetivação do projeto; diagnóstico dos territórios envolvidos na roteirização da travessia; implantações dos planos estratégico-operacional do roteiro e de ações concretas para inserção dos produtos no mercado.

As cidades de Corumbá (MS) e Cáceres (MT) são os polos da Travessia. A partir desses dois municípios as ramificações do roteiro serão definidas gradativamente. Já existem roteiros menores, dentro do próprio Pantanal, que oferecem diversas opções de produtos e a idéia é trabalhar cada um deles para desenvolver o projeto e concretizar a travessia completa no futuro.

Marcelo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação Institucional

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