Corumbá participa de Abraço Simbólico do Lixo

A Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, pasta ligada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Produção Rural, em parceria com o Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa) participa da primeira campanha de educação ambiental com ação simultânea envolvendo 17 municípios de Mato Grosso do Sul.

A ação acontece no dia 27 de agosto, às 9 horas da manhã, nos municípios de Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Miranda, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste.

Em Corumbá, para participar da campanha, basta o munícipe levar na sacola azul, lixo seco (papel, plástico, vidro e metal) às 9 horas da manhã no Jardim da Independência. O lixo seco levado pelas pessoas formará um monte, que receberá um abraço coletivo simultaneamente nas 17 cidades. O ato, além de criar uma imagem de impacto, expressa o olhar da educação ambiental para a responsabilidade de toda população na gestão dos resíduos sólidos. Os materiais recicláveis serão doados às duas associações de catadores de recicláveis que existe no município.

Problema coletivo

A campanha foi motivada pela preocupação dos alunos do Coletivo Educador com a situação dos lixões nas bacias dos rios Apa e Miranda, além da necessidade de promoção de atitudes para redução da geração de lixo. Resíduos sólidos foi o tema mais votado pelos alunos para desenvolvimento de uma campanha de comunicação e educação ambiental. As ações fazem parte do Projeto Coletivo Educador , do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema).

Com apoio de R$ 150 mil do Fundo Nacional do Meio Ambiente, orçamento total de mais de R$ 200 mil e parcerias com 12 instituições, o projeto formou 100 alunos de 25, de total de 26, municípios das bacias hidrográficas dos rios Apa e Miranda. Cerca de 800 educadores beneficiaram-se diretamente de atividades que replicaram conhecimentos, experiências e atividades dos encontros presenciais em Campo Grande.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content