Encontro em Corumbá vai discutir a saúde do trabalhador

Corumbá vai sediar nos dias 13, 14 e 15, o Encontro Regional de Saúde do Trabalhador, que reunirá 80 profissionais da área, no auditório da Associação Médica. O evento terá representantes do Ministério da Saúde, Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e do CEREST Estadual, além dos municípios de Ladário, Bodoquena, Bonito, Miranda, Campo Grande, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana e Dourados.

O encontro é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Ações Sociais/Secretaria Executiva de Saúde Pública, através do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) e tem a parceria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Ministério do Trabalho e Emprego e Superintendência Regional do Trabalho.

A programação começa na quinta, a partir das 7h30, com o credenciamento dos participantes. A abertura oficial será às 8h. Para esse dia estão previstas palestras e debates focando temas como “A Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde”, “Intersetorialidade na Saúde do Trabalhador”, “Vigilância em Saúde do Trabalhador”, “Controle Social em Saúde do Trabalhador” e realização de trabalho em grupo para discussão de propostas locais para desenvolver ações em Saúde do Trabalhador.

Na sexta-feira, a partir das 8h, acontece apresentação de propostas do grupo de Intersetorialidade na Saúde do Trabalhador, do grupo de Vigilância em Saúde do Trabalhador e propostas do grupo de Controle Social em Saúde do Trabalhador. O encerramento está marcado para sábado, a partir das 8h30.

O CEREST

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Corumbá foi habilitado no dia 26 de julho de 2007. Além de Corumbá o Centro assiste os trabalhadores de Ladário, Miranda, Bonito e Bodoquena.

Atualmente conta com avaliação e conduta com médicos do trabalho e clínico geral, atendimento com fonoaudiólogo, avaliação e tratamento fisioterápico, avaliação e tratamento odontológico, avaliação e atendimento psicológico, serviço social, orientações, informações, encaminhamentos e trabalhos de prevenção a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

No CEREST são atendidos todos os trabalhadores, independente do vínculo empregatício, inclusive os informais. O objetivo geral do CEREST de Corumbá é atender aos trabalhadores de forma a promover prevenção e reabilitação física e emocional, na busca por promoção de qualidade de vida.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Social

Skip to content