Corumbá hoje é destaque através de seu turismo de pesca e contemplativo; pelo seu forte calendário cultural (carnaval, Festival América do Sul, Arraial do Banho de São João, Festival Pantanal das Águas), além de sua rica história, cultura, belíssimos casarões tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional, seu folclore, sua gastronomia, entre outros atrativos. Agora, se prepara para mais este novo filão, o turismo de eventos. E é preocupado em fazer frente às grandes cidades brasileiras que a Fundação de Cultura e Turismo da Prefeitura, está trabalhando para colocar em operação este novo empreendimento.
A presidente da Fundação, Lígia Maria Baruki e Melo, afirma que, para fazer frente a este novo produto turístico, a Prefeitura pretende montar um calendário anual de eventos na cidade, paralelamente ao calendário de festas já consolidado. “O Centro de Convenções é um produto muito forte, importante. É um equipamento para outras atividades. A nossa intenção é fazer com que o centro tenha o seu próprio calendário, com grandes eventos, reunindo aqui, entidades de classes, agregando valor aos pacotes turísticos de que dispomos”, disse.
A presidente visitou grandes centros para conhecer as experiências de sucesso. “Em São Paulo, ao chegar ao hotel, observei que o aparelho de televisão estava conectado à TV a cabo, com programação completa do mês de todos eventos que estavam acontecendo nos centros de convenções da cidade. O que me chamou a atenção foi o grande número de convenções da área médica, da área jurídica, social. Todas estas pessoas precisam de local para se reunir. Nós temos um equipamento valioso, tudo para atrair esta clientela e realizar aqui, estes eventos”, exemplifica.
No entender de Ligia, Corumbá, além de oferecer uma grande estrutura para turismo de eventos, através do Centro de Convenções, ainda possui outros atrativos. “O próprio Centro tem aquele visual belíssimo. Temos Forte Coimbra e suas grutas, os atrativos na parte urbana; quem vier aqui, poderá participar de grandes eventos, congressos, observar esta natureza e até pescar”, comentou.
A oferta, segundo Lígia, será imensa e vai manter o turista por mais tempo na cidade, “para conhecer a nossa história, nossa cultura, nossas riquezas, nossa morraria, os fortes. “O Centro de Convenções terá seu calendário de eventos próprio e vai atrair grandes eventos, reunindo aqui médicos, advogados, além de outros profissionais”, completa.
Antonio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional