Os 184 anos de Independência da Bolívia será comemorado nesta quinta-feira, 6 de agosto, em Corumbá, durante ato no jardim da Independência. A solenidade está programada para às 9h e é uma realização em parceria da Prefeitura Municipal, Consulado da Bolívia e Centro Brasileiro-Boliviano 30 de Marzo.
O evento contará com as presenças de autoridades corumbaenses, de Ladário e também da Bolívia, inclusive do cônsul local, Natálio Peña. Segundo o subsecretário de Ações da Cidadania da Prefeitura, Arturo Ardaya, será um ato cívico, militar e cultural.
Conforme ele, estão previstas apresentações das bandas do 18º Batalhão de Fronteira e da Manoel Florêncio, além de dois conjuntos musicais bolivianos, Los Fronteirizos e Ecos de Bolívia.
A data
A comemoração da data já é uma tradição em Corumbá, pela integração existente entre os povos dos dois países. A proclamação daIindependência da Bolívia foi consolidada em 6 de agosto de 1825, pondo fim ao poder espanhol na América Hispânica. Simón Bolívar, conhecido como o Libertador da América, foi o primeiro presidente da Bolívia. O Alto Peru, mais tarde conhecido como Bolívia, dependia do vice-reinado do Rio da Prata desde 1776. O atual presidente é Evo Morales.
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional