Internet garante acesso da comunidade rural ao mundo digital

 Marcos Boaventura
  

 Internet vai assegurar inclusão digital a alunos da zona rural

Decisão tomada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) vai revolucionar o cotidiano da comunidade residente em assentamentos de Corumbá. Ainda durante este mês de agosto, a Prefeitura conclui os serviços de implantação de Internet (via rádio), garantindo inclusão digital para as comunidades do Paiolzinho, Tamarineiro I e II (norte e sul), Taquaral (Agrovilas I – II – III) e Jacadigo, garantindo acesso aos serviços de saúde e ampliando o leque de aprendizado no setor educacional.

O anúncio foi feito durante a 27ª edição da Ação Prefeito Presente que aconteceu sábado, na Escola Municipal Rural Paiolzinho. O prefeito adiantou que a “informatização é elemento essencial”, para desenvolvimento de políticas públicas e garante “inclusão digital a uma parcela da população que, a partir da conclusão dos serviços, estará melhor assistida nas áreas de saúde e da educação”.

A implantação da Internet, segundo o secretário executivo de Saúde Pública, Lauther Serra, será de extrema importância e vai garantir à população, melhores condições de acesso aos serviços de saúde disponibilizados pela Prefeitura. “Vai permitir atendimento mais ágil, principalmente no que se refere a marcação de consultas, que poderão ser feitas aqui mesmo, na zona rural”, disse Lauther.

O secretário explica que, hoje, os moradores da zona rural, quando desejam marcar consultas médicas, fazem grandes deslocamentos , mesmo deixando suas residências nas primeiras horas da manhã, chegam à cidade por volta das 9h, quando as fichas já foram praticamente todas distribuídas.

“A partir da implantação do sistema, eles não precisarão mais se deslocar até a cidade. Vão marcar as consultas, via on-line, aqui mesmo, próximo de suas residências, indo à cidade já sabendo horário de atendimento”, disse Lauther.

Segundo o gerente Emerson Moreira, de Atenção em Saúde, através da Internet, a Secretaria de Saúde Pública terá dados disponibilizados, via on-line, e, em caso de doenças graves, preferência no atendimento. “O atendimento será agilizado, garantindo igualdade ao atendimento com os moradores residentes na área urbana”, informou.

Hoje, uma equipe do Estratégia de Saúde da Família atende toda região atendida pelo Prefeito Presente, nas unidades de saúde existentes no Taquaral, Paiolzinho e Tamarineiro.

Educação

O setor educacional também será beneficiado com o sistema. A Internet, via rádio, será instalada nas escolas municipais rurais pólos Paiolzinho, Eutrópia Gomes Pedroso (Tamarineiro I), Monte Azul (Taquaral) e na Estação Experimental do Campo (Taquaral).

Para o professor Hélio de Lima, secretário executivo de Educação, esta decisão do prefeito Ruiter Cunha, representa uma revolução no ensino para a comunidade residente na zona rural. “Vai romper barreiras, romper o isolamento existente hoje. Com a Internet, professores e alunos terão acesso a novas tecnologia, informações, aprimorar conhecimentos, enfim, uma série de vantagens que já é disponibilizada hoje às escolas da área urbana”, comentou.

Hélio ressalta que, a partir da instalação do sistema, a escola terá que se preparar para fazer bom uso, garantindo a melhoria do aprendizado das crianças. “A Internet tem que ser um recurso pedagógico para os alunos, professores e funcionários, sempre buscando melhoria da qualidade de ensino”, destacou.

Ele lembra que estes investimentos refletem a preocupação do prefeito Ruiter Cunha na melhoria da qualidade de ensino, dando condições aos alunos de se prepararem para Prova Brasil, prevista para outubro, e o Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental, em novembro, que são fundamentais para atingir um bom resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.

Conhecimento

Além de representar o fim do isolamento, o sistema anunciado por Ruiter vai garantir também melhor conhecimento para todos os alunos das escolas existentes na região. É o que pensa a diretora Rosa Maria da Silva, da Escola Municipal Rural Pólo Paiolzinho. Segundo ele, os alunos “terão acesso ao mundo. Será o fim do isolamento”, e que com a Internet, os alunos terão acesso a pesquisas e que será importante também para os professores que poderão desenvolver projetos pedagógicos, o que contribuirá para “melhor desempenho em sala de aula”, ressaltou.

Para a professora Iolanda da Silva Aquino Sigarini (Línguas Portuguesa e Inglesa), a Internet vai refletir diretamente no aprendizado das crianças. “Vai inserir o aluno no mundo digital, permitindo acesso a pesquisas, principalmente. Será fundamental”, comemorou.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content