Marcos Boaventura |
Secretário Cássio acompanhou técnicos durante inspeção |
As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que estão sendo executadas em Corumbá foram vistoriadas durante a tarde de ontem, quinta-feira, por dois técnicos do Ministério das Cidades.O andamento dos trabalhos foi apontado como positivo, principalmente levando-se em consideração as dificuldades na execução dos serviços de drenagem, asfalto e fundações de moradias, devido ao terreno rochoso, obrigando utilização inclusive de dinamite.
Mesmo com essas características, as obras em Corumbá estão avançadas, tanto que a cidade está acima da média nacional de execução dos trabalhos. “Das 174 cidades brasileiras atendidas, ocupamos a 34ª posição, com 25,46% dos serviços executados, bem acima da média nacional, que é de 16,09%’, informou o secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Haroldo Valtencyr Ribeiro Cavassa, que acompanhou a visita dos técnicos. “A tendência é este percentual crescer com o início de novas obras que estão sendo lançadas pelo nosso prefeito”, concluiu.
O secretário municipal de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, também acompanhou os técnicos e considerou importante a visita. Segundo ele, os técnicos do Ministério puderam ver de perto o andamento dos trabalhos e as dificuldades em executar algumas das obras, principalmente drenagem. Além das obras do PAC, os assessores do prefeito Ruiter Cunha apresentaram também outras obras no Porto Geral e no Centro de Convenções.
No bairro Cristo Redentor, os técnicos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Cézar Scherer, gerente de projetos, e Braga, analista de infraestrutura, observaram a detonação de rochas em um trecho onde a Prefeitura executa serviços de drenagem conversaram com técnicos que realizam o trabalho.
“Está dentro do esperado, dentro das condições de execução. São obras difíceis de fazer, muita pedra”, comentou Scherer, enquanto o colega realizava levantamento fotográfico, para “dar conhecimento do que está sendo feito ao Ministério e também à ministra Dilma Roussef”, comentou o analista.
Os dois técnicos estavam acompanhados dos secretários municipais de Desenvolvimento Integrado, Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa, e de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, além do secretário-executivo de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Ricardo Ametlla, e responsáveis pelas empresas que executam os serviços.
A primeira obra visitada foi a galeria de água pluvial que vai permitir a ligação da parte alta da cidade ao rio Paraguai, livrando a cidade de inundações. A obra está em pleno andamento e vai ser interligada à galeria que corta todo os bairros Cristo Redentor e Popular Velha.
Scherer e Braga visitaram também o Parque Municipal Zumbi dos Palmares, o parque urbano que está sendo implantado em uma área de 8,4 hectares, na Popular Velha. Conheceram a pavimentação asfáltica, já concluída, e a drenagem do Cristo Redentor, em fase de limpeza final; as casas em fase de construção na região da Nova Corumbá (serão ao todo 800 moradias, com total infraestrutura); drenagem e pavimentação da Popular Nova; a nova escola e creche do ServCarmo, e as casas do Pró-moradia que estão sendo construídas no Bairro Aeroporto. Além das obras do PAC, os assessores do prefeito Ruiter Cunha apresentaram também outras obras no Porto Geral e no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gomez.
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional