Pequeno produtor é capacitado durante Prefeito Presente

 Clóvis Neto

  
Cursos foram realizados durante a semana, como parte da ação

Quarenta e dois pequenos produtores rurais dos assentamentos Tamarineiro I e II (norte e sul), Paiolzinho, Taquaral (Agrovilas I, II e III), e do Jacadigo, foram capacitados pela Prefeitura Municipal de Corumbá, durante a 27ª edição da Ação Prefeito Presente, nas áreas de fabricação caseira de alimentos derivados do leite, conservas de frutas e hortaliças e operador de motoserra. Os cursos foram ministrados através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Agropecuário, em parceria com o Sindicato Rural de Corumbá e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

As aulas aconteceram durante a semana, na Estação Experimental do Campo, no Taquaral, e culminou com a entrega dos certificados de conclusão durante a ação social do Prefeito Presente neste sábado, na Escola Municipal Rural Pólo Paiolzinho, com exposição dos produtos fabricados pelos recém capacitados, tais como doces, picles, queijos, entre outros.

Para o secretário executivo de Desenvolvimento Agropecuário, Pedro Luiz de Souza Lacerda, foi mais uma etapa de um programa de capacitação do pequeno produtor, desenvolvido pela administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). “Além de incentivarmos os produtores, estamos também permitindo que eles tenham uma nova fonte de renda, agregando valor à produção nos assentamentos”, explicou Lacerda.

O secretário anunciou que, até o final do ano, novos cursos serão realizados na cidade, beneficiando o pequeno produtor, através desta parceria Prefeitura, Sindicato Rural e SENAR. “Queremos encerrar o ao com 120 pessoas formadas, inclusive com outros cursos disponibilizados pelo SENAR”, argumentou.

Madalena Gomes, 30 anos, residente no Taquaral (Agrovila III), destacou o curso e já se prepara para fazer outros. Ela participou da capacitação sobre conservas de frutas e hortaliças e assegurou que teve “um aproveitamento muito bom”. Já pensa em produzir em casa e melhorar a renda familiar. Agora, ela planeja participar do curso sobre apicultura.

Os cursos

O curso de fabricação caseira de alimentos derivados do leite faz parte de um programa desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, de incentivo ao produtor rural, para a cidade se tornar auto-suficiente na fabricação desses produtos e, ao mesmo tempo, competir com os importados de outras localidades do País.

O curso possibilitou a capacitação profissional de pequenos produtores rurais que serão multiplicadores, repassando os conhecimentos a outros assentados, ampliando a cadeia. Quinze pessoas participaram das atividades.

Já a capacitação sobre conservas de frutas e hortaliças também contou com 15 participantes. Durante as aulas, o SENAR repassou conhecimento e técnicas disponíveis na área, participando efetivamente de atividades teórico-práticas.

O terceiro curso, para 12 pessoas, foi sobre operador de motoserra. Também fez parte de um programa de capacitação que vem sendo desenvolvido em Corumbá desde a primeira gestão do prefeito Ruiter Cunha. Hoje, já são 437 pequenos produtores capacitados nas mais diferentes áreas, desde que esta parceria foi viabilizada, no início da primeira administração de Ruiter.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content