Prefeitura capacita rede de combate e prevenção à gripe suína

 Clóvis Neto
  

 Capacitação foi voltada aos médicos e professores do Município

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública, pasta ligada a Secretaria de Ações Sociais, realizou na manhã de hoje, 7 de agosto, mais uma etapa de capacitação para médicos e professores do Município sobre o vírus Influenza A-H1N1 e a dengue. O palestrante foi o infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, doutor em Medicina Tropical e que integra o comitê de assessoria do Ministério da Saúde para dengue e febre amarela, responsável também pelo Escritório da Fiocruz em Mato Grosso do Sul.

“Para os médicos, nós passamos o quadro epidemilógico atual; as características da doença que estão sendo observadas no Brasil como um todo; os principais grupos populacionais que têm sido acometidos pelas formas graves da doença e também os principais grupos, que ao desenvolverem esta forma grave, estão morendo”, explicou o infectologista.

“Identificadas quem são estas pessoas que estão indo a óbito, são definidas as condutas que podem ser tomadas para se diminuir o impacto ou o risco da morte desse grupo”, continuou o médico. A capacitação conteceu no auditório do Banco do Brasil. Depois dos profissionais da Saúde, foi a vez dos professores serem orientados.

“Aos professores falamos sobre os cuidados de prevenção em relação aos alunos e os trabalhadores da educação de um modo geral. Fizemos uma discussão aberta, direta, amigável, sobre a necessidade ou não de se interromper as aulas. Na minha opinião, não há razão neste momento para uma escola de Corumbá suspender suas aulas”, afirmou o médico infectologista.

O secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, e o secretário executivo de Saúde, Lauther da Silva Serra, participaram de toda a atividade. “A palestra serviu para reforçar as informações a respeito do novo Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza, lançado pelo Ministério da Saúde”, disse Lauther. Já Lamartine lembrou as várias outras ações sobre o nova gripe já realizadas pelo Executivo. “A atividade vai complementar as várias outras ações realizadas pelo Município ao longo de todo o ano”, disse.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content