Ruiter quer posto da Polícia Rodoviária Estadual na Fronteira

 Marcos Boaventura

  

Prefeito Ruiter discursa na abertura do 4º Encontro de Comandantes Regionais da Polícia Militar

A instalação de um posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na fronteira com a Bolívia foi a solicitação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) apresentada nesta sexta-feira ao secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, para garantir mais segurança à população da região. O prefeito acredita que a presença dos policiais na área – com atuação mais efetiva em todos os acessos ao país vizinho – pode reduzir a criminalidade, principalmente a incidência de roubos de carros e motos na cidade, que tem aumentado.

O pedido foi feito durante abertura do 4º Encontro de Comandantes Regionais da Polícia Militar, que ocorre em Corumbá durante todo o dia de hoje. Durante o evento, vai ser realizada reunião fechada da Comissão Permanente de Segurança da Fronteira Brasil – Bolívia, com as presenças dos prefeitos da região e das mais altas autoridades do setor de segurança pública de Mato Grosso do Sul, entre eles Jacini e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Geraldo Garcia Orti.

“A presença do policial militar é importante na fronteira, com uma atuação mais abrangente em todos os acessos à Bolívia. Acredito que se pelo menos não resolvermos, vamos minimizar os problemas. A presença da Polícia, sem dúvida, dá maior segurança”, destacou Ruiter. A sugestão é que o posto seja vizinho às instalações da Receita Federal.

O prefeito corumbaense entende que a questão é muito séria, por se tratar da segurança da população. Para ele o posto da PRE “vai fortalecer o sistema de segurança”. Ruiter colocou-se à disposição da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública para “juntar forças e dar maior conforto à nossa comunidade”.

A solicitação feita ao secretário foi comentada pelo deputado Paulo Duarte (PT), presente ao evento. Após a solenidade de abertura, o parlamentar anunciou que apresentará indicação na Assembléia Legislativa pedindo  Governo do Estado a instalação deste posto avançado, dando maior força ao pleito do prefeito Ruiter.

O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT), também defende a instalação da unidade da PRF. José Antônio enalteceu o encontro em Corumbá, dizendo ser um “momento importante para discutir questões de segurança na fronteira, um problema que aflige toda a população”. Para o prefeito, é uma oportunidade para se avançar nos estudos e buscar soluções para os problemas.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content