Saúde vacina 1,2 mil animais contra raiva em Quijarro

Ação desenvolvida no último sábado, 8 de agosto, na cidade boliviana de Puerto Quijarro, permitiu a imunização de 1.247 animais contra a raiva. A vacinação foi desencadeada pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, da Prefeitura de Corumbá, em parceria com a Prefeitura de Quijarro e a Rede de Saúde da Província de German Bush.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, foram vacinados 1.167 cães e 80 gatos, através de um trabalho para conter o avanço da doença em toda a região. Ela lembra que, este ano, Puerto Quijarro e Puerto Suarez, cidades bolivianas localizadas na fronteira, registraram apenas um caso de raiva animal.

Apesar disso, a situação da raiva animal preocupa, principalmente pelo fato de ainda estar ocorrendo uma forte circulação viral na região. Além do caso da fronteira boliviana, Ladário, este ano, já diagnosticou dois casos da doença.

A gerente informou que Puerto Suarez também será atendida através dessa parceria com Corumbá. A intenção é fazer com que aconteçam duas campanhas por ano na Bolívia, como forma de conter avanço da doença. Em Corumbá isto já acontece há algum tempo e a cidade não registra caso desde julho de 2008.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content