Caminhada prova que Corumbá recuperou sua auto-estima

 Foto: Marcos Boaventura

  

 Caminhada é uma demonstração de amor por Corumbá

A população corumbaense deu uma mostra clara de que está com sua auto-estima recuperada. A prova foi na manhã deste sábado, durante a quarta edição da Caminhada Por Amor a Corumbá, que reuniu cerca de 10 mil pessoas. O ato foi encerrado na Praça da Independência, onde o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) fez um agradecimento aos participantes e à comunidade de uma forma geral, inclusive “aos irmãos ladarenses”. Para ele, foi “uma demonstração de amor” à cidade. “Foi uma manifestação sincera das pessoas, de todos os segmentos da sociedade, um fato marcante para todos nós”, destacou.

A Caminhada foi iniciada na esquina das ruas Antônio Maria Coelho com a Joaquim Murtinho, passando pela Cabral, Frei Mariano, Delamare, 15 de Novembro, até a praça da Independência. No início de seu agradecimento, Ruiter ainda brincou com os presentes. Disse que “o ensaio foi bom”, referindo-se ao trajeto que acabara de ser cumprido, e que “agora, vamos fazer outro, valendo”.

Elogiou os organizadores do evento, em nome da primeira dama Beatriz Cavassa de Oliveira, secretária especial de Integração das Políticas Sociais; os parceiros. representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade; o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, presente ao ato e acompanhado de crianças, jovens e adultos, integrantes de projetos sociais e da própria administração ladarense, fato apontado por ele como uma “prova de carinho de Ladário por Corumbá, que estão caminhando juntas, para construção de uma sociedade mais justa, mais solidária”.

O prefeito, Beatriz e outros integrantes da administração municipal foram homenageados por alunos do Colégio Santa Teresa, com entrega de mudas de árvores, fruto de um projeto desenvolvido na escola salesiana e que prevê distribuição de 110 mudas para outras escolas corumbaenses.

Maior manifestação

Para a coordenadora da Caminhada, Beatriz Cavassa, esta foi a maior manifestação popular já ocorrida na cidade. Lembrou a formatação do projeto, elaborado justamente para elevar a auto-estima do povo, que vivia “um momento difícil, desacreditado com o desenvolvimento”. Afirmou que o momento atual é outro e que deve ser comemorado “por todos”. Segundo a secretária, esta caminhada foi também uma forma de “integração com a comunidade”, no momento em que Corumbá está encerrando as festividades de seus 231 anos. “Nos permitiu estar mais perto da população e toda a sociedade corumbaense”, comemorou.

Mais de 120 entidades participaram do evento, representando os mais diferentes segmentos, inclusive organizações militares, não governamentais, empresas, projetos sociais, fanfarras de escolas municipais e particulares, além de órgãos públicos a nível federal, estadual e municipal.

A manifestação impressionou o prefeito ladarense José Antônio. Acompanhado por um grupo de crianças de projetos sociais de sua cidade, ele fez questão de estar presente a esta edição. Lembrou que, quando secretário de Ruiter (Gestão Governamental), participou da formatação do projeto e que, hoje, a cidade vive um novo momento.

“Em 2005 a situação era difícil. Hoje, o momento é outro. Temos que comemorar o desenvolvimento que foi retomado e que prossegue cada vez mais vigoroso”, enfatizou para, em seguida, afirmar que Ladário também quer participar “desse processo iniciado em 2004, com a eleição do prefeito Ruiter. Hoje vejo o quando fomos feliz em idealizar este trabalho”, disse, emocionado com a manifestação “tão bonita, espontânea por parte da população”.

Enquanto os participantes da manifestação cumpria o trajeto, famílias saiam às portas para, com bandeirolas com o brasão de Corumbá, saudar os participantes. Célia Cestari, moradora na rua 1º de Abril, foi até a esquina da Cabral com a Antônio Maria, presenciar a movimentação. “Corumbá vive um bom momento, um momento importante. A cidade mudou muito, para melhor”, destacou.

Crescimento também destacado pelo vereador João Bosco da Silva e Souza. Segundo ele, a cidade “ganhou muito na administração do PT, com o Zeca no Governo, e agora com o Ruiter, que tem dois grandes parceiros dentro do partido, o senador Delcídio do Amaral e o deputado Paulo Duarte. Corumbá experimentou o filé e, agora, não quer voltar a roer osso”, enfatizou.

A passagem pelo centro comercial da cidade foi um momento ímpar. Comerciantes, funcionários e até quem fazia suas compras, saiam às portas, para enaltecer o momento. Com bandeirola e criança no colo, Sandra Menezes se dizia “feliz em ver esta mudança, radical. Corumbá está crescendo, se desenvolvendo. Precisava disso, a gente esteve muito por baixo. Agora, estamos vendo as coisas acontecerem realmente”, destacou.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content