Capitão Fábio Catarineli assume comando da Guarda Municipal

 Gilson de Carvalho
  

 Decreto que designou Catarineli para a função foi assinado hoje pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira

O capitão bombeiro Fábio Santos Coelho Catarineli assumiu nesta sexta-feira, 25 de setembro, o comando da Guarda Municipal de Corumbá. O decreto “P” 205, que designou o militar para a função, foi assinado hoje pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na presença do secretário de Administração e Finanças, Daniel Martins Costa, da inspetora Jonilza Pereira da Silva, que ficou interinamente à frente da Guarda desde o início do ano, e do novo comandante.

“Nossa guarda foi toda montada com base na estrutura militar, muito focada em questões como hierarquia e disciplina. Precisamos de mais alguns anos com esta experiência de comando para que, a partir daí, a própria Guarda possa assumir sua coordenação”, afirmou Ruiter. Este intercâmbio com outras instituições, de acordo com o prefeito, é um avanço no sentido de estruturar e adequar a instituição.

“Quero de público agradecer à Jonilza pelo bom serviço desempenhado no comando da Guarda. Como funcionária de carreira e mulher, ela assumiu e cumpriu este desafio com bastante eficiência”, continuou o prefeito. “Hoje a Guarda Municipal de Corumbá é uma das melhores do Brasil”, completou.

O capitão bombeiro Fábio Catarineli integra a Defesa Civil do município desde 2001. Em 2005 ele assumiu a Gerência de Ações de Defesa Civil, função que vai continuar exercendo. “Neste primeiro momento vamos tomar conhecimento e avaliar toda a Guarda. Vamos acompanhar todo o serviço de segurança patrimonial, mas sem deixar de lado a Defesa Civil”, afirmou Catarineli.

O novo comandante disse ainda que vai dar continuidade aos serviços que vem sendo desempenhados em toda a cidade e propor novas ações para melhorar o atendimento prestado ao público. “Hoje a Guarda Municipal não só cuida da conservação dos prédios e equipamentos da Prefeitura como também atua de forma muito importante na prevenção”, lembrou o capitão Catarineli.

A Guarda Municipal de Corumbá é composta por 237 agentes, sendo 35 mulheres. Até o dia 01 de outubro, outros 13 aprovados em concurso público serão integrados a corporação, deixando-a com total de 250 homens. Atualmente a instituição possuiu 5 veículos próprios, 4 motocicletas e 2 bicicletas, além de uma sede, inaugurada no final de 2008, no parque Marina Gatass.

Os agentes tem a disposição diversos equipamentos de apoio, como sistema de rádio, vídeo monitoramento, detectores de metais, decibelímetros, coletes a prova de bala e uniforme completo. Ainda na primeira gestão do prefeito Ruiter, foi criado o estatuto próprio da Guarda Municipal, que permitiu a melhoria salarial e a progressão de função.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content