Desfile da Independência leva mais de sete mil pessoas à avenida

 Gilson de Carvalho

  
Desfile foi aberto pelos militares com as bandeiras históricas

Os 187 anos de Independência do Brasil foram comemorados na manhã de hoje, 7 de setembro, em Corumbá, com uma solenidade de hasteamento da Bandeira do Brasil na Praça da Independência, e desfile cívico-militar na Avenida General Rondon, que reuniram mais de sete mil pessoas. As celebrações começaram pela praça e reuniu um grande número de pessoas para prestigiar o ato, com direito inclusive a apresentações das bandas de música Manoel Florêncio, do Município; do Exército e da Marinha do Brasil que, em perfeita sintonia, executaram o Hino Nacional para hasteamento da bandeira, a cargo do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, acompanhado do contra-almirante Edlander Santos, comandante do 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil, e do general-de-brigada Roberto Jungthon, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.

A solenidade foi rápida. Durou pouco mais de 15 minutos, já que antecedera o desfile cívico-militar programado para às 10h. Após o hasteamento da bandeira, o prefeito Ruiter Cunha discursou aos presentes, conclamando os presentes e o povo corumbaense a se “manifestar sem medo, o orgulho de ser brasileiro”. No encerramento, as três bandas executaram o Hino da Independência.

Antes de se dirigir ao veículo para revista à tropa, o contra-almirante Edlander Santos destacou a data, afirmando ser importante “para reverenciar as pessoas que muito fizeram pela Independência do Brasil”, ressaltando que este fato faz parte da rotina do povo brasileiro, referindo-se ao fato de que “diariamente, conquistamos a nossa soberania e nossa independência”.

O assunto também foi destacado pelo general Roberto Jungthon. Conforme ele, “a Independência é uma conquista diária” e que é preciso “valorizar a nação democrática em que vivemos”, se referindo exclusivamente aos que se sacrificaram para o Brasil ser livre e independente.

Desfile

Acompanhado do prefeito Ruiter e de Jungthon, Edlander, maior autoridade militar presente, passou em revista a tropa. Em seguida, os três se dirigiram à avenida General Rondon e, ao lado de outras autoridades, prestigiaram o desfile aberto pelos militares da Marinha do Brasil, 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e 17º Batalhão de Fronteira.

Destaque também para veículos e armamentos utilizados pelos militares em defesa da fronteira oeste brasileira. O desfile motorizado contou com as presenças da marinha, Exército, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.

O fechamento foi com as apresentações da Banda Manoel Florêncio, seguida dos Desbravadores e das bandas de percussão das escolas Paiolzinho, Rachid Bardauil, Caic, Nathércia Pompeu, Pedro Paulo, Barão do Rio Branco, Izabel Corrêa, Tilma Fernandes, Luiz Feitosa Rodrigues. José de Souza Damy e Ciryaco de Toledo.

O desfile teve duração de 50 minutos e foi prestigiado por um grande número de autoridades, entre as quais, a primeira dama Beatriz Cavassa de Oliveira, secretária especial de Integração das Políticas Sociais; os secretários municipais Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa (Desenvolvimento Integrado) e Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania); secretário executivo de Relações Institucionais Carlos Porto; vereador Carlos Alberto Machado, entre outras.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content