Desfile em Ladário leva grande público a 14 de Março

 Marcos Boaventura

  

 Desfile Cívico Militar marcou festa aos 231 anos de fundação de Ladário

Um grande público acompanhou o desfile cívico militar em comemoração aos 231 anos de Ladário. As Forças Armadas, escolas da rede pública e particular de ensino e os projetos sociais mantidos pela Prefeitura de Ladário se apresentaram no final da tarde de ontem, 2 de setembro, na avenida 14 de Março. O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), participou da solenidade ao lado do prefeito ladarense José Antônio Assad e Faria (PT).

“Fico muito feliz ao ver o envolvimento da comunidade com o aniversário da nossa cidade”, afirmou José Antônio. Para Ruiter, o desfile cívico-militar é um dos principais momentos das comemorações da cidade. “É o bolo da festa. Este momento é fundamental para qualquer município por causa da participação popular e dos outros segmentos da sociedade”, lembrou o prefeito.

A Marinha abriu o desfile cívico-militar do aniversário de Ladário, que durou três horas e reuniu cerca de 4 mil pessoas em torno da Avenida 14 de Março, onde estava o palanque oficial. O Corpo de Fuzileiros Navais realizou uma demonstração da Troca de Guarda, que já virou tradição diante do pórtico da Base Naval. Antes do desfile a Marinha fez entrega oficial de oito veículos doados à Prefeitura de Ladário: um ônibus, um caminhão caçamba, um caminhão Toyota, duas caminhonetes Kombi, um utilitário Kombi, uma ambulância e uma empilhadeira.

Articulações do secretário de Obras, Viação e Serviços Urbanos, Jorge de Castro, junto ao comando da Marinha, viabilizaram a doação das viaturas em um momento em que a Prefeitura luta contra poucos recursos e equipamentos, já que encontrou a frota sucateada. “Os veículos reforçam nossa frota e serão de grande valia na execução de obras e benfeitorias, além de prestarem serviços na Saúde e na Educação”, enfatizou Jorge de Castro.

O prefeito José Antonio afirmou que a doação reforça a parceria com a Marinha, que vem contribuindo para o desenvolvimento do município. “Ladário começou a ser urbanizado após a construção do Arsenal da Marinha no século passado e mantém essa afinidade até os dias de hoje, estamos sempre caminhando juntos”, destacou o prefeito.

Desfile

Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental (PMA), Corpo de Bombeiros e nove escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), além dos Centros de Educação Infantil da Reme, uma escola estadual e duas escolas particulares também passaram pela 14 de Março. Mais uma vez, a premiada Banda da Escola João Batista, com 65 integrantes, brilhou na avenida. A Escola João Batista, a maior da Rede Municipal de Ensino, fez também o desfile mais prolongado.

Como convidada, a Banda de Percussão da Escola Clio Proença, de Corumbá, realizou a exibição mais demorada diante das autoridades e, com uma coreografia ousada e harmoniosa, saiu sob intensos aplausos. A Fanfarra Franciscana, do Colégio São Miguel, e a Banda de Percussão Mirim também fizeram sucesso. Outros destaques foram a Banda Municipal de Corumbá e o desfile dos comerciantes bolivianos da Associação Brasil-Bolívia.

Os programas e projetos da Prefeitura de Ladário estiveram representados – Projeto Semear, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Cras, Creas, Esporte e Arte na Escola, Educadança, Fuzileiros Navais Mirins (Fumipa). Apresentaram-se ainda a Associação dos Militares da Marinha, a Associação dos Aposentados e Pessoas Idosas (Appil), Lions, Bela Idade, SSCH. Entre a Appil desfilaram os atletas vice-campeões do Festival de Esportes da Melhor Idade. Os cavaleiros da Codrasa encerraram o desfile.

Skip to content