Direção da Vale mantém encontro com Ruiter e fala em expansão

 Marcos Boaventura

  

 Prefeito Ruiter recebeu gerente da Vale em seu gabinete

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), recebeu na tarde desta quarta-feira, 30 de setembro, o gerente geral da Vale Complexo Corumbá, Azemar Sepúlveda,  e o diretor do Departamento de Ferrosos Sudeste da Vale, Marcelo Guimarães Fenelon. Durante o encontro, os executivos da mineradora confirmaram ao prefeito a intenção de ampliar em até 5 vezes a produtividade do minério de ferro extraido da região.

Para atingir a meta de 15 milhões de toneladas métricas por ano, a Vale pretende requerer um investimento estimado em mais de US$ 2 bilhões, montante ainda sujeito à aprovação do Conselho de Administração. “São perspectivas positivas para o município, já que podem refletir diretamente na geração de empregos”, destacou Ruiter.

Na segunda quinzena de setembro, a Vale anunciou a conclusão da aquisição das operações de minério de ferro de Corumbá, pertencentes a Rio Tinto e outras entidades controladas, por US$ 750 milhões. “Em Corumbá, já somos responsáveis pela mina da Urucum Mineração e, agora, com a aquisição desses ativos, também pela MCR (Mineração Corumbaense Reunida)”, explicou Fenelon.

Qualidade

O minério de Corumbá é um ativo de classe mundial, com alto teor de ferro e importância estratégica para o portfólio de produtos da Vale, com acréscimo substancial das reservas de minério de ferro granulado, material que está se tornando crescentemente escasso nos depósitos dos Sistemas Sul e Sudeste, em Minas Gerais. Além disso, dada sua alta qualidade, grande parte das reservas de Corumbá pode ser utilizada em processos de redução direta, implicando na adoção de um prêmio de qualidade sobre demais minérios.

Em 2008, de acordo com a Vale, Corumbá produziu 2,0 milhões de toneladas de minério de ferro. Os ativos de logística possibilitam ter 70% de auto-suficiência no transporte de minério de ferro através do Rio Paraguai.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content