Jogos Paradesportivos garantem inclusão e integração social

 Clóvis Neto
  

 Natação e judô abriram os Jogos Paradesportivos de Corumbá

Promovidos pela Prefeitura Municipal, os primeiros Jogos Escolares Paradesportivos de Corumbá tem o objetivo de promover a integração e a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais da rede pública de ensino. “Estes jovens participando e disputando com regras e normas, tal qual qualquer outro atleta, faz com que eles se sintam mais motivados, mais participativos e, consequentemente, mais incluídos, mais cidadãos. E o objetivo é justamente este, fazer do esporte uma oportunidade de estar dialogando com essas pessoas e mostrando à sociedade a importância deste segmento”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) após a solenidade de abertura dos jogos, realizada na manhã de hoje no Sesi.

A disputa envolve 150 alunos nas modalidades de atletismo, natação, boliche, tênis de mesa, polibate, dama, dominó e xadrez. O evento, executado pela Funec (Fundação de Esporte de Corumbá), encerra as comemorações dos 231 anos da cidade, iniciada ainda no final de agosto com o amistoso entre a Seleção Brasileira Sub-20 e o Corumbaense, na inauguração do novo sistema de iluminação do estádio Arthur Marinho. “Fechar nossas festividades como um avento como este, muito carinhoso e simbólico é emblemático para todos nós”, destacou o prefeito.

“Cabe uma reflexão, um chamamento para toda sociedade para estarmos cada vez mais pensando sobre o tema. Permitir a estas crianças que participem dos jogos, de outras atividades, é a nossa função e de toda a sociedade para promovermos, de fato, a inclusão de todos eles”, completou Ruiter.

De acordo com o diretor-presidente da Funec, Heliney Miranda Júnior, os esportes presentes nesta primeira edição dos Jogos Escolares Paradesportivos foram incluidos justamente pensando nos paratletas da cidade. “Esperamos que com essa modalidades consigamos contemplar o maior número de crianças possível”, disse.

Ainda segundo Miranda, a competição está dentro das políticas afirmativas de inclusão que a Prefeitura vem implantando em diversos setores, buscando que cada vez mais pessoas praticarem o processo de cidadania. “É a primeira iniciativa em nossa cidade e um dos primeiros municípios de Mato Grosso do Sul a realizar jogos paradesportivos dessa magnitude”, disse. “Com esta iniciativa, temos a certeza de contagiar cada vez mais professores para que possamos ter uma participação e um envolvimento cada vez maior”, concluiu o diretor-presidente da Funec.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content