Marcos Boaventura |
Padre Celso presenteou o prefeito Ruiter Cunha com uma imagem do Santo São José |
Uma missa especial celebrada pelo padre Celso Ricardo da Silva, comemorou neste domingo, 20 de setembro, os 231 anos de fundação de Corumbá. O ato religioso aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária e contou com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que estava acompanhado da primeira dama Beatriz Cavassa de Oliveira, secretária especial de Integração de Políticas Sociais; do prefeito de ladário, José Antônio Assad e Faria e esposa, Gisele Saab Faria, além de vereadores, secretários municipais e assessores.
A missa foi uma sequência das comemorações religiosas que tiveram início no sábado na Igreja Nossa Senhora de Fátima (celebrou também os 125 anos) e o culto em Ação de Graças no Anfiteatro Salomão Baruki, todos alusivos aos 231 anos de fundação de Corumbá.
Durante o ato na Matriz, padre Celso fez uma referência ao desenvolvimento de Corumbá nos últimos cinco anos, afirmando que “olhando o passado, hoje percebemos muito mais vitórias do que derrotas”. Destacou o trabalho que vem sendo realizado no município, classificando-o com o um dos que mais se desenvolve no mato Grosso do Sul e no País. Fez um relato das conquistas nas áreas de infraestrutura, focando as obras de drenagem e pavimentação asfáltica, principalmente; os avanços nos setores social, de saúde, e que o trabalho desenvolvido na atualidade, “é sério, voltado para o bem comum.
O padre focou também o trabalho em parceria com Ladário, “uma união tão grande que podemos dizer que são cidades irmãs, onde a preocupação de uma cidade, também é preocupação da outra”. Disse também que a data para realização da missa não teria sido melhor, pois foi no Dia de Deus, domingo, o escolhido “para celebrar o aniversário”.
A missa teve duração de cerca de uma hora e, após a apresentação de um vídeo sobre Corumbá, ao som do Hino de Corumbá; do parabéns à cidade, com direito a bolo, o padre presenteou o prefeito Ruiter Cunha com uma imagem do Santo São José “para que ele possa ser colocado à sua mesa, para proteger as finanças de nossa cidade, e que mais obras possam ser realizadas”.
Também presentou a primeira dama Beatriz Cassa e, no final, entregou uma imagem de São José para ser entregue ao secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa, após Ruiter anunciar que iria providencias uma “réplica para entregar à pessoa que cuida das finanças da Prefeitura”.
O prefeito agradeceu ao padre, fez questão de cumprimentar toda sua equipe de Governo, em nome de um funcionário antigo e presente à missa, o servidor Betinho, como é carinhosamente conhecido por todos, e que o atual momento que Corumbá atravessa “é muito bom” e que, nos cinco anos, com apoio dos parceiros, Corumbá avançou muito”.
Ao destacar as grandes parcerias firmadas na sua atual administração, a Igreja recebia a visita do deputado federal Dagoberto Nogueira, um de seus parceiros em Brasília e que veio à cidade prestigiar as festas comemorativas aos 231 anos de Corumbá.
A missa foi prestigiado também pelos secretários municipais Cássio Augusto da Costa Marques (Gestão Governamental), Maria Lucia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania), Sicard Maciel de Barros (Meio Ambiente e Produção Rural) e Lamartine de Figueiredo Costa (Ações Sociais); secretários executivos Hélio de Lima (Educação), Carlos Porto (Relações Institucionais), Luciene Deová (Meio Ambiente), Ricardo de Campos Ametlla (Infraestrutura e Serviços Públicos; Ênio Castelo (Chefe de Gabinete); Ligia Maria Baruki e Melo (presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal); José de Carvalho Junior (superintendente de Turismo); Heloisa Hedlena da Costa Urt (superintendente de Cultura); vereadores João Bosco da Silva e Souza e Carlos Alberto Machado, além de outra autoridades e representantes da comunidade.
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional