Missa na Matriz marca comemorações dos 231 anos de Corumbá

 Marcos Boaventura

  

 Padre Celso presenteou o prefeito Ruiter Cunha com uma imagem do Santo São José

Uma missa especial celebrada pelo padre Celso Ricardo da Silva, comemorou neste domingo, 20 de setembro, os 231 anos de fundação de Corumbá. O ato religioso aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária e contou com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que estava acompanhado da primeira dama Beatriz Cavassa de Oliveira, secretária especial de Integração de Políticas Sociais; do prefeito de ladário, José Antônio Assad e Faria e esposa, Gisele Saab Faria, além de vereadores, secretários municipais e assessores.

A missa foi uma sequência das comemorações religiosas que tiveram início no sábado na Igreja Nossa Senhora de Fátima (celebrou também os 125 anos) e o culto em Ação de Graças no Anfiteatro Salomão Baruki, todos alusivos aos 231 anos de fundação de Corumbá.

Durante o ato na Matriz, padre Celso fez uma referência ao desenvolvimento de Corumbá nos últimos cinco anos, afirmando que “olhando o passado, hoje percebemos muito mais vitórias do que derrotas”. Destacou o trabalho que vem sendo realizado no município, classificando-o com o um dos que mais se desenvolve no mato Grosso do Sul e no País. Fez um relato das conquistas nas áreas de infraestrutura, focando as obras de drenagem e pavimentação asfáltica, principalmente; os avanços nos setores social, de saúde, e que o trabalho desenvolvido na atualidade, “é sério, voltado para o bem comum.

O padre focou também o trabalho em parceria com Ladário, “uma união tão grande que podemos dizer que são cidades irmãs, onde a preocupação de uma cidade, também é preocupação da outra”. Disse também que a data para realização da missa não teria sido melhor, pois foi no Dia de Deus, domingo, o escolhido “para celebrar o aniversário”.

A missa teve duração de cerca de uma hora e, após a apresentação de um vídeo sobre Corumbá, ao som do Hino de Corumbá; do parabéns à cidade, com direito a bolo, o padre presenteou o prefeito Ruiter Cunha com uma imagem do Santo São José “para que ele possa ser colocado à sua mesa, para proteger as finanças de nossa cidade, e que mais obras possam ser realizadas”.

Também presentou a primeira dama Beatriz Cassa e, no final, entregou uma imagem de São José para ser entregue ao secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa, após Ruiter anunciar que iria providencias uma “réplica para entregar à pessoa que cuida das finanças da Prefeitura”.

O prefeito agradeceu ao padre, fez questão de cumprimentar toda sua equipe de Governo, em nome de um funcionário antigo e presente à missa, o servidor Betinho, como é carinhosamente conhecido por todos, e que o atual momento que Corumbá atravessa “é muito bom” e que, nos cinco anos, com apoio dos parceiros, Corumbá avançou muito”.

Ao destacar as grandes parcerias firmadas na sua atual administração, a Igreja recebia a visita do deputado federal Dagoberto Nogueira, um de seus parceiros em Brasília e que veio à cidade prestigiar as festas comemorativas aos 231 anos de Corumbá.

A missa foi prestigiado também pelos secretários municipais Cássio Augusto da Costa Marques (Gestão Governamental), Maria Lucia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania), Sicard Maciel de Barros (Meio Ambiente e Produção Rural) e Lamartine de Figueiredo Costa (Ações Sociais); secretários executivos Hélio de Lima (Educação), Carlos Porto (Relações Institucionais), Luciene Deová (Meio Ambiente), Ricardo de Campos Ametlla (Infraestrutura e Serviços Públicos; Ênio Castelo (Chefe de Gabinete); Ligia Maria Baruki e Melo (presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal); José de Carvalho Junior (superintendente de Turismo); Heloisa Hedlena da Costa Urt (superintendente de Cultura); vereadores João Bosco da Silva e Souza e Carlos Alberto Machado, além de outra autoridades e representantes da comunidade.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content