No aniversário da cidade, Corumbá ganha novo prédio do CRAS I

 Clóvis Neto

  
Inauguração integra comemorações dos 231 anos de Corumbá

A comunidade dos bairros vizinhos ao Centro América vai receber, no próximo dia 16, o novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), construído pela Prefeitura Municipal no bairro Centro América. A inauguração será no dia 16, às 16h, e integra as comemorações dos 231 anos da Cidade Branca. Com o empreendimento, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), amplia o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade do bairro e regiões vizinhas.

Na obra a Prefeitura investiu R$ 632,6 mil. A reconstrução transformou o antigo prédio, pequeno, acanhado e com salas apertadas, de apenas 243 metros quadrados, em um amplo empreendimento, de 513 metros quadrados, edificado em uma área de 701 metros quadrados, que passa a contar inclusive com um salão de reuniões, e também para festas, além de espaço para crianças e um quiosque.

O novo prédio do CRAS I foi construído com recursos próprios e servirá de modelo para outros empreendimentos do gênero na cidade. O CRAS do programa Casa Nova, que está sendo construído na parte alta da cidade, com recursos do PAC e da Prefeitura, será como este que será entregue pelo prefeito no Centro América.

A decisão da Prefeitura de reconstruir a sede do CRAS I buscou adequar o prédio à demanda, à qual a estrutura antiga já não atendia. São cerca de 400 famílias cadastradas pela Secretaria Executiva de Assistência Social, e com esta completa remodelação, a clientela poderá dobrar.

A obra permitiu a ampliação da área física, com a construção de um salão para reuniões, área para cursos, setor de atendimento aos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura, coordenação e banheiros. O novo espaço passa contar também com quatro salas para atividades diversas e uma de múltiplo uso.

Corumbá conta hoje com dois Centros de Referência e Assistência Social. São mais de 800 famílias cadastradas utilizando estes espaços para desenvolvimento dos mais variados projetos sociais. O do Centro América atende famílias de 11 bairros. Entre as principais ações estão os cursos de artes manuais para as mães, que já até criaram uma cooperativa para comercializar os produtos.

Além dos cursos profissionalizantes, o CRAS realiza palestras sobre os mais diversos temas, como sexualidade, planejamento familiar, violência e drogas, e conta com oficinas de dança (balé e capoeira) para crianças, adolescentes e adultos (mulheres acima de 30 anos). Também trabalha com grupos de idosos e portadores de deficiências, com atividades manuais, motivando a coordenação motora e a memória.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Social

Skip to content