Prefeitura planeja nova campanha contra raiva animal em equino

 Marcos Boaventura

  
Com 80 animais vacinados, Prefeitura vai atender agora a parte alta

A Prefeitura de Corumbá planeja a realização de uma nova campanha de vacinação contra raiva animal em eqüinos da Zona Urbana. Será no início do mês de novembro e desta vez o posto de atendimento será montado na parte alta, na região da Nova Corumbá. Ontem, quarta-feira, durante trabalhos de imunização em um posto montado no pátio da antiga estação ferroviária, 80 animais foram cadastrados e vacinados, abaixo da meta pretendida.

“Optamos por realizar a vacinação em apenas meio dia, na parte da tarde. O tempo foi muito curto e, por isso mesmo, vamos programar uma nova data, desta vez, com um local mais estratégico, na região da Nova Corumbá, onde se concentra maior número de animais”, afirmou o gerente de Assistência Técnica e Fomento Agropecuário, Marcelo Roberto Wanderley Filho.

Disse também que, além de planejar nova ação, a Prefeitura já traça planos para levar a campanha à zona rural, em especial aos assentamentos existentes no Município. “Nossa pretensão é transformar este trabalho em uma rotina e, duas vezes ao ano, desencadear este tipo de vacinação na nossa região”, explicou.

Nesta quarta-feira, durante toda a tarde, equipes da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Agropecuário e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), atenderam proprietários de animais, fazendo cadastramento e, ao mesmo tempo, vacinando os equinos.

A ação foi apoiada pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, que doou as seringas, e Agroline e Lidas de Campo, empresas privadas que doaram as vacinas. O veterinário Carlos Eduardo de Carvalho, da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Agropecuário, informou que a vacinação é importante para prevenir a raiva em animais existentes na zona urbana. Adiantou que a vacinação é obrigatória e que na região, tem que ser duas vezes ao ano. Ele aconselha todos os proprietários de animais com idade acima de quatro meses, a realizar a cobertura vacinal, como forma preventiva, principalmente pelo fato de que “a doença não tem cura”.

O chefe do Iagro em Corumbá, Marcelo Shigueo, acompanhou os trabalhos e aproveitou para fazer distribuição de panfletos educativos, para conscientizar a população sobre a atenção que todos devem ter para controlar a doença.

Explicou que na zona rural e na periferia da zona urbana, o principal transmissor da raiva é o morcego hematófago, “que se livra do vírus pela saliva quando se alimenta do sangue dos animais”. Comentou que o vírus é mortal, além de ser um grave problema de saúde pública, já que atinge o homem.

Ciente da necessidade de vacinar para manter a saúde do animal, Luziano Aparecido da Silva, 19 anos, procurou o posto na ferroviária, para imunizar seus dois animais e outros dois de um conhecido, todos da região do Cristo Redentor. Disse que esta foi a primeira vez que vacinou seus cavalos contra a raiva. Segundo ele, tudo isso por “falta de oportunidade. Surgiu esta chance e resolvemos trazer os animais até o posto”, argumentou.

Os principais sintomas da doença no animal são apatia, isolamento do restante do rebanho, agressividade, andar cambaleante, salivação, dificuldade para engolir e defecar, paralisia dos membros e, morte.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content