Ruiter anuncia centro de recuperação para dependentes químicos

 Gilson de Carvalho

  
Anúncio foi durante abertura de seminário que aborda o problema

Corumbá ganhará um espaço exclusivo para tratamento, recuperação e reinserção à sociedade de crianças e adolescentes com dependência química. Até o início de 2010, a Prefeitura pretende implantar na cidade, um Centro de Recuperação para atender esta camada da população. Foi o que anunciou na noite de ontem, quarta-feira, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), durante a abertura do I Seminário sobre Abuso e Dependência de Drogas entre Crianças e Adolescentes, no Centro de Convenções.

Ruiter disse que a estrutura será mantida pelo Poder Público Municipal, que buscará parceiros “que queiram integrar este projeto, com o firme propósito de estabelecermos medidas concretas para enfrentamento desde mal e para vermos nossas crianças e jovens crescerem com a paz que desejamos”.

Na oportunidade fez um convite à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal, para ser uma das instituições aliadas no processo, aproveitando o fato da instituição de ensino já ser parceira na realização do seminário que prossegue hoje, quinta-feira, durante todo o dia, culminando com a assinatura de um protocolo de intenção sobre perspectivas futuras, como foco principalmente na construção do Centro de Recuperação.

Em discurso emocionado, o prefeito destacou a importância do seminário, idealizado para “tratar de um tema árido e, ao mesmo tempo, tão necessário diante da realidade mundial, brasileira e local”. Comentou também o fato do assunto estar sendo discutido em um espaço, o Centro de Convenções, construído com o firme propósito de alavancar a economia corumbaense, que “está aberto para essa honrosa missão: a de reunir especialistas, autoridades e a sociedade para conversar, debater, trocar idéias e, procurar juntos, soluções para amenizar um problema tão sério como o da dependência de drogas”.

Elogiou a iniciativa da Secretaria de Ações Sociais, “que congrega a saúde e a assistência social”, e a Universidade Federal, pela realização do seminário. Disse que “cuidar da prevenção às drogas é uma postura adotada por nós por considerar que não se afasta crianças e jovens da dependência, tratando do assunto com a frieza das leis punitivas e do sistema de repressão policial”.

Observou que a segurança é importante, mas, antes de tudo, é preciso que a juventude seja acolhida, ter oportunidades, incentivos e ocupação para que fiquem longe das drogas. “Para os que se tornaram vítimas delas, é preciso, da mesma forma, acolher, assegurando tratamento, acompanhamento e a chance de recomeçar, de enxergar um horizonte diferente”, enfatizou para, em seguida, lembrar as ações já desenvolvidas pela administração municipal, através do CAPSad, cuja atuação já se tornou referência no tratamento e na recuperação de pessoas adultas que estão retornando ao convívio social.

Investimentos

Ruiter Cunha destacou outros investimentos importantes no combate a este mal, que é considerado um câncer da sociedade. Para ele, os programas desenvolvidos no ensino “são essenciais”, por uma “boa escola ajuda a fixar a criança e o adolescente no ambiente onde ele deve estar: aprendendo e brincando”. Lembrou outros projetos ligados às áreas culturais e esportivas, que cumprem um papel importante, destacando a Oficina de Dança, a Banda Manoel Florêncio e Geração Olímpica.

Mostrou preocupação com a situação geográfica de Corumbá, “um ponto onde o tráfico está presente, por sermos fronteira e estarmos no caminho de países produtores de entorpecentes”, o que torna mais fácil o acesso às drogas.

No entanto, deixou claro que não se pode esquecer, muito menos ignorar o assunto, seja em casa, no trabalho, nas escolas, ou mesmo no dia-a-dia das famílias. “A omissão ou fazer vistas grossas é um risco muito grande que corremos, de ver nossos filhos, amigos ou parentes sendo vítimas do mal que a dependência cria”, reforçou.

O prefeito elogiou sua equipe de trabalho e os parceiros e fez uma referência especial ao secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, registrando “nosso reconhecimento pelo seu esforço, por ser uma pessoa abnegada e comprometida com a causa em nossa cidade”. Comentou que “muito do que está sendo construído foi idealizado por você, pela sua dedicação e vontade de querer bem as pessoas, em especial àquelas que mais necessitam do poder público”, disse, se dirigindo ao companheiro, integrante da mesa diretora dos trabalhos de abertura do seminário.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Social

Skip to content